A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472)

Autores

  • Marina Oliveira Tavares Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05082017021

Resumo

Na pesquisa por uma aprendizagem mais eficiente, pesquisadores têm procurado meios que possibilitem ao aluno um conhecimento matemático pautado em competências que agregue novos rumos a educação matemática brasileira. Dentre essas possibilidades metodológicas podemos encontrar a Unidade Básica de Problematização - UBP, que é um flash de memória discursiva que descreve uma prática social num campo da atividade humana que, por algum motivo, é eleito como um objeto de problematização disciplinar. A UBP possibilita valorizar elementos tais como contexto, historicidade, informalidade e simplicidade que são aspectos importantes na prática escolar da Matemática, mostrando a importância da história e cultura da comunidade escolhida para a aplicação da problematização na educação. A UBP se utiliza de uma metodologia ativa, onde a partir de atividades investigativas o aluno se torna participante ativo no processo de construção de seu aprendizado. Nesse intuito, através da UBP, mostraremos que o papel do professor é estimular e permitir a discussão entre os alunos conduzindo-os se necessária, permitindo que os alunos examinem, reflitam e discutam sobre a historicidade e cultura matemática, realizando assim o exercício do pensar.  Neste artigo, mostrar-se uma proposta de UBP a partir de estudos feitos na obra Matemática Lúdica de Leon Battista. Dessa forma ao analisar a obra observam-se diversas práticas matemáticas históricas inseridas e estas será parte do objeto de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Oliveira Tavares, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, UBP- Unidades Básicas de Problematização, Formação de Professores e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática. 

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

TAVARES, Marina Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A UBP e sua inserção no ensino de Matemática: Uma proposta utilizando a obra Matemática Lúdica de Leon Battista Alberti (1404 – 1472). Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 8, p. 21–36, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05082017021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8697. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos