Educação Financeira crítica: questões e considerações

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira GAN - Departamento de Análise do IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense.

Resumo

O trabalho apresenta conhecimentos, orientações e informações, desenvolvidos em uma experiência didática cujos propósitos foram os de explorar, apresentar e aprofundar conteúdos e recomendações, próprios das temáticas: Educação Financeira e Matemática Financeira; oportunizar os alunos no que refere à apropriação de conceitos e procedimentos e a avaliação acerca de crenças e concepções - possivelmente oriundas de experiências pessoais e/ou familiares. A experiência didática constitui-se de parte importante, necessária e essencial de um repertório de orientações financeiras as quais visam apresentar razões para justificar o desenvolvimento de estudos acerca de conceitos concernentes à Matemática Financeira, mas não apenas a isso como também têm o propósito de contribuir para formar valores de cidadania e fomentar reflexões e análises críticas. Quanto à fundamentação teórica valemo-nos de conceitos próprios de práticas reflexivas defendidos por Zeichner (1993) e da Metodologia Design Experiments, na perspectiva de Cobb et all (2003). Os alunos foram distribuídos em grupos de até quatro alunos cada. As questões que serviram de base para reflexões e discussões foram propostas em textos escritos em dez tiras de papel (uma questão por tira). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, GAN - Departamento de Análise do IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense.

Professor Associado do Departamento de Análise do IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense, Doutor em Educação Matemática pela UNIAN - Universidade Anhanguera de São Paulo, Pesquisas nas áreas de Formação de Professores e Ensino e Aprendizagem em Matemática na Educação Básica.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Educação Financeira crítica: questões e considerações. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 163–193, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8566. Acesso em: 20 abr. 2024.