O processo de escrita das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná

Autores

  • Viviane Aparecida Bagio

Resumo

Este artigo tem como proposta descrever em linhas gerais como ocorreu a elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE/PR) publicadas em 2008, analisando o documento elaborado para a disciplina de Matemática. Além das versões preliminares, temos uma carta introdutória do processo que na época foi elaborada pela Superintendência de Educação e a versão final do documento a fim de observar como ocorreu em linhas gerais a participação dos professores da rede básica paranaense, esta que é tão citada em todos os textos que serão descritos. No caso do documento da disciplina de Matemática, além da participação dos professores na escrita, análise e reformulação do documento ao longo do tempo, observaremos a inclusão de um novo conteúdo: as geometrias não euclidianas. Em síntese, podemos afirmar que o documento contou a participação indireta dos professores na escrita, bem como na inserção de conteúdos e temas e, que os mesmos foram convencidos quanto à inclusão do conteúdo de geometrias não euclidianas, uma vez que muitos destes, não tiveram uma formação adequada ou suficiente para o ensino deste conteúdo

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Publicado

2016-07-22

Como Citar

BAGIO, Viviane Aparecida. O processo de escrita das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 86–104, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/7962. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos