O que dizem as produções paranaenses quanto ao ensino das geometrias não euclidianas a partir da publicação das Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná

Autores

  • Viviane Aparecida Bagio Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar as pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação no estado do Paraná e que contemplam o conteúdo de Geometrias Não Euclidianas. Estes estudos foram realizados entre os anos de 2009 e 2014 a partir da publicação do documento de Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (em 2008) e a realização de algumas medidas de implementação desse documento. A partir disso, a proposta é tecer algumas considerações sobre as realidades encontradas e as propostas de ensino destes conteúdos, uma vez que o conteúdo de Geometrias Não Euclidianas foi inserido neste novo documento curricular do Estado do Paraná e que diversas ações foram empregadas com vistas à torná-lo “natural” e possível de ser ensinado como qualquer outro conteúdo da disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

BAGIO, Viviane Aparecida. O que dizem as produções paranaenses quanto ao ensino das geometrias não euclidianas a partir da publicação das Diretrizes Curriculares da Educação do Estado do Paraná. Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 45–65, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/6235. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos