Ensaio sobre o sujeito (e sobre o sujeito chamado professor de Matemática)

Autores

  • Lênio Fernandes Levy Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará (UFPA).

Resumo

Nas laudas iniciais deste artigo, abordam-se concepções históricas sobre o que se chama, em Filosofia, de sujeito (e, nesse sentido, sobre o sujeito conhecido como professor de Matemática). Em seguida, discorre-se a propósito da ideia complexa de sujeito (incluso o sujeito identificado como professor de Matemática). Essa ideia diz respeito a diálogos entre âmbitos que se contradizem e que, ao mesmo tempo, complementam-se. Tais âmbitos, uma vez considerados isoladamente (ou melhor, uma vez considerados em detrimento de diálogos complexos), tendem a guardar relação direta com algumas das noções filosóficas de sujeito abordadas na parte inicial do artigo. Como exemplos de pares de dimensões contraditórias e complementares, temos: ordem e desordem; manutenção e dinamismo; objetividade e subjetividade; abstração e concretude; globalidade e localidade; coletividade e individualidade. Essas são algumas das dimensões que, de acordo com a visão complexa defendida por Edgar Morin, interagem entre si no processo de constituição do sujeito. Referidas dimensões, porém, conservam sua distinção durante esse processo (eis aí uma característica da complexidade), não se dissolvendo para dar origem à totalidade designada sujeito, e sim dialogando umas com as outras e com essa totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lênio Fernandes Levy, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Licenciado em Matemática (UFPA), Mestre (UFPA) e Doutor (UFPA) em Educação Matemática. Professor Adjunto do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Licenciado em Matemática (UFPA), Mestre (UNICAMP) e Doutor (UNICAMP) em Educação. Professor Associado do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA.

Downloads

Publicado

2015-07-24

Como Citar

LEVY, Lênio Fernandes; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Ensaio sobre o sujeito (e sobre o sujeito chamado professor de Matemática). Revista BOEM, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 2–23, 2015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/5876. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos