Tarefas exploratórias e investigativas: uma análise dos trabalhos publicados no XI e XII Encontro Nacional De Educação Matemática

Autores

  • Paulo Wichnoski UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. FAMPER_ Faculdade de Ampére.
  • Ana Maria Foss UNIOESTE
  • Tânia Stella Bassói UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018145

Resumo

Assumindo os aspectos da pesquisa qualitativa, este artigo explicita uma análise dos trabalhos publicados nas edições XI XII do Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM como foco nas tarefas de Investigação Matemática. Com isso, buscamos responder as algumas questões norteadoras, tais como: Qual tipo de tarefas foi utilizado com mais frequência, investigativa ou exploratória? Que conteúdos foram abordados nestas tarefas? Em que contextos – real, semi-real ou matemático – se inserem? Como síntese do percebido e articulado afirmamos que nas edições do evento supramencionado, as tarefas se mostraram predominantemente exploratórias, situadas no contexto puramente matemático e abordaram conteúdos relativos a Geometria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. FAMPER_ Faculdade de Ampére.

Graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor da faculdade de Ampére – FAMPER e da Secretaria de Estado da Educação do estado do Paraná – Seed. Nas atividades de pesquisa dedica-se à Investigação Matemática na Educação Matemática e a formação de professores de matemática.

 

Ana Maria Foss, UNIOESTE

Aluna de graduação em Licenciatura em Matemática e aluna de Iniciação Científica Voluntária em Investigação Matemática.

Tânia Stella Bassói, UNIOESTE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1975), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2006). É professora associada do colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do programa de pós Graduação em Ensino, do campus de Foz do Iguaçu e do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática do campus de Cascavel. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática,ensino de Matemática e formação de professores. Faz parte de grupo de pesquisa Formação de professores em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

WICHNOSKI, Paulo; FOSS, Ana Maria; BASSÓI, Tânia Stella. Tarefas exploratórias e investigativas: uma análise dos trabalhos publicados no XI e XII Encontro Nacional De Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 145–162, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018145. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13163. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos