Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de matemática na perspectiva da m-learning

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018200

Resumo

Este trabalho é fruto de uma dissertação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM/UFAL) que busca investigar a utilização de um aplicativo (App) em aulas de Matemática numa Escola Estadual no município de Matriz de Camaragibe, o qual propicia ao aluno um ambiente para socialização do conhecimento na perspectiva de uma aprendizagem móvel a partir das abas disponibilizadas. O objetivo geral desta pesquisa foi refletir sobre o uso das tecnologias móveis (TM) no ensino de matemática na perspectiva do m-learning de modo a promover a socialização do conhecimento entre professor e aluno. Para alcançar os objetivos propostos utilizou-se os estudos de Coll e Monereo (2010), Saccol (2011), Moran (2013). A pesquisa foi desenvolvida por um estudo exploratório, numa abordagem qualitativa. Os dados coletados através de entrevistas com professores e alunos. Os sujeitos envolvidos apresentaram os resultados a partir das navegabilidades em utilizar o App em sala de aula, contudo reconhecem que este App abrem caminhos para a disseminação do conhecimento a partir de pesquisas, textos e exercícios de maneira atrativa e dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutorando em Educação (UFS), Doutor em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Mestre em Educação Brasileira (UFAL), Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Jenekésia Lins da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2014); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física, Graduando em Segunda Licenciatura em Pedagogia e Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor (a) (monitor (a)) de física da Escola Estadual Professora Maria Antonia de Oliveira Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, robótica educacional e tecnologias móveis no ensino de física e matemática.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

OLIVEIRA, Carloney Alves de; SILVA, Jenekésia Lins da. Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de matemática na perspectiva da m-learning. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 200–221, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018200. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11918. Acesso em: 20 abr. 2024.