Funções reais de duas variáveis e GeoGebraBook: recursos dinâmicos para o ensino de Cálculo

Autores

  • Raiane Lemke Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ivanete Zuchi Siple Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018018

Resumo

Fruto de uma pesquisa qualitativa de um programa de pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (mestrado profissional), este artigo apresenta um produto educacional sobre o Ensino de Cálculo, especialmente no que diz respeito ao ensino de funções reais de duas variáveis reais e alguns assuntos de derivadas parciais, como interpretação geométrica e taxa de variação. A partir de outras pesquisas constatou-se uma problemática no ensino e aprendizagem dos conteúdos supracitados. Nesse sentindo, considerando a questão da visualização, softwares de geometria dinâmica e pensando no quadro teórico do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo, foi desenvolvido um produto educacional. O mesmo é um livro dinâmico construído na opção de livro no site do GeoGebra – GeoGebraBook, que contém propostas de exercícios, atividades, perguntas, imagens, vídeos, situações-problemas e objetos de aprendizagem desenvolvidos no GeoGebra, organizados de maneira interativa, com o intuito de contribuir nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raiane Lemke, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Tecnologia Educacional. Licenciada em Matemática e Mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, mestre e doutora em Engenharia de Produção -UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Professora adjunta do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC e lider do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática : Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

LEMKE, Raiane; SIPLE, Ivanete Zuchi. Funções reais de duas variáveis e GeoGebraBook: recursos dinâmicos para o ensino de Cálculo. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 18–36, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11898. Acesso em: 29 mar. 2024.