Tarefas propostas para a utilização do material adaptado “Régua de frações” para o ensino de frações a cegos

Autores

  • Natali Angela Felipe Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória http://orcid.org/0000-0001-5335-6017
  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018356

Resumo

Objetiva-se com este artigo contribuir para o ensino e aprendizagem de frações a cegos, mediante aplicação de tarefas utilizando material adaptado. Originou-se da dificuldade de encontrar materiais adequados para este ensino durante o trabalho realizado no Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID em atuação na Sala Multifuncional Tipo II. Neste sentido levando em consideração a organização, manuseio e significação tátil do aluno, o material apresentado compõe uma caixa com divisórias e um tabuleiro, onde peças de madeiras divididas em partes iguais são manipuladas e identificadas por indicações em Braille de suas respectivas frações. A caixa possui limitações laterais e nas divisórias, sendo a parte da frente removível para que o deficiente visual possa apoiar as mãos e manipular as peças sem que as perca. Para a sua utilização são apresentadas tarefas com encaminhamentos objetivando o ensino do conceito de fração, comparação, equivalência e as operações de adição e subtração de frações, bem como, baseado na sua aplicação são apresentadas limitações e possíveis adaptações frente a funcionalidade do material e da proposta baseada na oralidade e na generalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natali Angela Felipe, Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Parana- Campus de União da Vitória

Mestranda do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia na Universidade Tecnologica Federal do Paraná- Compus de Ponta Grossa

Professora Colaboradora no colegiado de Matemática na Universidade Estadual do Parana- Campus de União da Vitória

Maria Ivete Basniak, Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória

Professora na Universidade Estadual do Paraná- Campus de União da Vitória no colegiado de Matemática

Possui Graduação em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória, Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014)

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

FELIPE, Natali Angela; BASNIAK, Maria Ivete. Tarefas propostas para a utilização do material adaptado “Régua de frações” para o ensino de frações a cegos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 356–376, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018356. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11895. Acesso em: 28 mar. 2024.