Geometria Riemanniana na educação básica: interdisciplinaridade em ação

Autores

  • Gabriel Luís da Conceição Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018061

Resumo

Este trabalho apresenta um produto educacional, resultante da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra, onde é discutida a possibilidade de inserção das ideias elementares da Geometria Riemanniana, articulando Matemática e Geografia de forma interdisciplinar, para alunos da educação básica. Em específico, a pesquisa e consequentemente o produto intentam responder as seguintes questões: se a Geometria Riemanniana está presente em nosso dia a dia, por que não abordamos as suas ideias elementares, identificando algumas aplicações nas escolas da educação básica? Mais especificamente: como podemos explorar esses conceitos em sala de aula de maneira interdisciplinar? O estudo é construído pelo aporte metodológico da pesquisa-ação. Identifica-se com a pesquisa a possibilidade de aplicação das ideias elementares da Geometria Riemanniana a alunos da escola básica, bem como é apresentada uma proposta para esta efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Luís da Conceição, Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) Faculdade Sul Fluminense (FaSF)

Doutorando em Ciências na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na linha de pesquisa de História da Educação Matemática, Mestre em Educação Matemática (USS), Especialista em Novas Tecnologias para o Ensino da Matemática (UFF) e Graduado em Matemática. Membro do Grupo de Pesquisas em História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT. Professor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), e da Faculdade Sul Fluminense (FaSF).

gabrielluis_matematica@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

CONCEIÇÃO, Gabriel Luís da. Geometria Riemanniana na educação básica: interdisciplinaridade em ação. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 61–81, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018061. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11893. Acesso em: 28 mar. 2024.