Proposta de formação continuada em serviço para professores que ensinam matemática nos anos iniciais em escolas do campo: percepções de professores e perspectivas de formação

Autores

  • Lúcia Maria Batista Fonseca SEMED
  • Arthur Gonçalves Machado Júnior

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018315

Resumo

Este produto educacional é resultado da pesquisa qualitativa modalidade pesquisa-ação realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas do Campo no município de Marabá (PA). O produto emergiu em resposta a seguinte questão. Em que termos uma proposta de formação continuada, em serviço, pode possibilitar a orientação do trabalho didático-pedagógico do professor ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Campo? Os instrumentos utilizados foram: questionário; entrevista; observação; gravação de vídeo das aulas de matemática e intervenção na ação didático-pedagógica do professor. Contou-se com as contribuições de: Alarcão; Fiorentini e Nacarato; Freire; Imbernón e Tardif. Na análise os professores atribuem as dificuldades ao ensinar matemática ao processo de formação por eles vivido e ausência dos coordenadores pedagógicos nas ações docentes. Segundo os professores, o aspecto de maior relevante foi essa experiência formativa ter acontecido em contexto de trabalho e proporcionar outro olhar sobre o contexto da sala de aula, orientando o ato de ensinar e aprender matemática.

Palavras-chave: Formação continuada de professor. Ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Batista Fonseca, SEMED

Pedagoga, Mestre  em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

FONSECA, Lúcia Maria Batista; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves. Proposta de formação continuada em serviço para professores que ensinam matemática nos anos iniciais em escolas do campo: percepções de professores e perspectivas de formação. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 315–335, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018315. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11867. Acesso em: 28 mar. 2024.