Promovendo a educação financeira para estudantes surdos: utilizando a perspectiva Etnomatemática em um produto educacional

Rodrigo Carlos Pinheiro, Milton Rosa

Resumo


Inspirados por uma pesquisa de mestrado profissional em Educação Matemática relacionada com as contribuições do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira de alunos Surdos que se comunicam em Libras, elaboramos um produto educacional direcionado para professores que lecionam ou pretendem lecionar para esse público especifico de estudantes. Dessa maneira, apresentamos, nesse artigo, as características desse produto educacional, o seu objetivo e como foi elaborado. Além disso, abordamos os conceitos e teorias essenciais em relação aos Surdos, à Cultura Surda, ao Programa Etnomatemática e às suas contribuições para desenvolver a Educação Financeira dessa população escolar. Por fim, mostramos a relevância e o potencial desse produto educacional, bem como as suas contribuições pedagógicas para que os professores possam proporcionar uma formação inclusiva e de qualidade para os seus alunos Surdos.


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DOI: https://doi.org/10.5965/2357724X06112018294