Tópicos de Probabilidade através da Resolução de Problemas

Autores

  • Alessandra Negrini Dalla Barba Universidade Pitágoras Unopar.
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018328

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta para o ensino de alguns tópicos do conteúdo Probabilidade por meio da Resolução de Problemas, voltada para o trabalho com alunos de Ensino Médio. A perspectiva da Resolução de Problemas adotada é como ponto de partida para o ensino de conceitos matemáticos, conforme apresentado por Onuchic e Allevato (2009), e, por isso, são destacadas algumas ações e sugestões para o desenvolvimento de uma prática em sala de aula nessa perspectiva. Na proposta são apresentados os enunciados de problemas escolhidos, de acordo com os conceitos a serem introduzidos, e para cada um deles são indicadas possíveis resoluções e encaminhamentos que podem ser adotados pelo professor a partir de resoluções apresentadas com vistas à formalização dos conceitos. Entre as expectativas com a aplicação desta proposta podem ser destacadas a introdução de conceitos com compreensão e, além disso, maior participação dos alunos nas tarefas propostas e envolvimento com a sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Negrini Dalla Barba, Universidade Pitágoras Unopar.

Possui Especialização em Educação Matemática.

Mestra em Matemática Aplicada e Computacional. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Pitágoras Unopar.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina.

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Área de atuação: Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

BARBA, Alessandra Negrini Dalla; TEIXEIRA, Bruno Rodrigo. Tópicos de Probabilidade através da Resolução de Problemas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 328–348, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018328. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11511. Acesso em: 19 abr. 2024.