Website Portal CARO da Educação Financeira: um produto educacional para aprender com a tecnologia

Autores

  • Antonio Marco Campos Carrara Universidade do Grande Rio
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio - Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018370

Resumo

O produto educacional deste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional cujo público foi formado por estudantes do nono ano de uma escola pública da Baixada Fluminense. A pesquisa, ocorrido nos anos de 2015 e 2016, pretendeu apresentar aos participantes suportes necessários para que reflitam a respeito de uma vida financeira equilibrada a partir de situações-problema criados com esse intuito. Foram abordados assuntos como a história do dinheiro, uso de cheques, cartões de crédito, elaboração de orçamento familiar, empréstimos, financiamentos e poupança. Procuramos, então, mostrar as potencialidades do website Portal CARO da Educação Financeira e seu uso por professores e alunos, o qual contém materiais como textos, vídeos e aplicativos utilizados durante a pesquisa, além de sugestões de roteiros de aulas sobre o tema. O procedimento metodológico seguiu os pressupostos teóricos da engenharia didática e, além disso, vale destacar a teoria das situações didáticas a qual fundamentou as discussões sobre os resultados da pesquisa. A tecnologia presente permitiu potencializar os efeitos ocorridos no ambiente escolar com o viés da informação e da formação da educação financeira para os alunos da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marco Campos Carrara, Universidade do Grande Rio

Graduação em Matemática pela Universidade do Grande Rio (2005). Especialização no Ensino da Matemática pela Universidade do Grande Rio (2014). Mestrando no Ensino das Ciências Básicas pela Universidade do Grande Rio (2015). Atuou nas redes pública e privada de ensino. Atualmente é professor de Matemática do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio - Unigranrio

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Plenas pelo Centro Universitário de Brasília (1984), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1999) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Grande Rio nos cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica), membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Matemática; Professora do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; e Professora colaboradora do programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Financeira, Educação Estatística, Inclusão, Ensino da Matemática na Educação Básica e Superior. Líder do grupo de pesquisa na base do CNPq, com o título: Investigações no Ensino de Matemática e Ciências, validado pela Universidade do Grande Rio.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

CARRARA, Antonio Marco Campos; RODRIGUES, Chang Kuo. Website Portal CARO da Educação Financeira: um produto educacional para aprender com a tecnologia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 370–388, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018370. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/10611. Acesso em: 28 mar. 2024.