Dossiê temático: Educação Matemática e Arte

O número de dezembro de 2015 do Boletim online de Educação Matemática - BoEM será uma edição temática sobre Educação Matemática e Arte. Fazemos um convite a sua participação neste número da revista, com a proposta de um artigo sobre o tema.

Trazer uma compreensão para Arte não é uma tarefa muito fácil, entretanto, reconhecemos que a Arte pode ser compreendida como uma atividade humana de produção e manifestação estética ou comunicativa, contextualizada histórica e culturalmente, e além disso, reconhecemos também a Arte como dispositivo que pode trazer caminhos diferentes para se pensar e fazer Educação Matemática e Matemática. Utilizando diferentes linguagens, tais como a música, a dança, a pintura, a escultura, a arquitetura, a escrita e o cinema, podemos registrar e expressar emoções, pensamentos, valores e saberes por meio da arte. No âmbito da Educação Matemática, há tendências interessadas, sob diferentes olhares, em investigar e experimentar as relações que podem ser estabelecidas entre a Matemática e a Arte e entre a Arte e a Matemática.

Com o objetivo de apresentar o tema Educação Matemática e Arte como campo de pesquisa e de desenvolvimento de práticas, lançamos esta chamada para uma edição temática que será publicada em dezembro de 2015. Estimulamos propostas que tratem de algum dos olhares acerca das relações entre Matemática e Arte ou entre Arte e Matemática, tanto na forma de ensaio teórico quanto de investigação empírica. Para formato do trabalho e envio de propostas, seguir as normas de publicação da revista que estão disponíveis em:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/about/submissions#authorGuidelines.

O prazo para envio dos trabalhos é 30 de setembro de 2015.