Educação especial e o ensino de arte: mapeando produções

Autores

  • Patricia Nogueira Aguena Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul
  • Celi Corrêa Neres Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação, Arte, Arte-educação, Educação Inclusiva,

Resumo

O presente artigo tem por objetivo levantar literatura e produção de conhecimento sobre o ensino de arte para o aluno cego na escola comum, com base nos últimos treze anos, de2000 a2012 apartir de pesquisas envolvendo o ensino de arte nas escolas e a educação especial. Escolheu-se tal recorte de maneira a dar uma visibilidade mais atual sobre o tema e verificar o que a produção pós-década de 1990, marco dos discursos sobre a inclusão da pessoa com deficiência na escola comum diz sobre o objeto em questão. A busca foi realizada a partir dos bancos de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), dos anais da CONFAEB (Congresso Nacional de Arte Educadores do Brasil), do banco de trabalhos e pôsteres das reuniões nacionais da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), especificamente dos Grupos de Trabalho Educação Especial (GT15) e Educação e Arte (GT24). Verificaram-se os principais objetivos, metodologias e resultados, visando reflexões para subsidiar a prática do professor de arte na escola; concluindo que ainda há escassez significativa de pesquisas sobre o ensino de arte no contexto da educação especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, M. O. Contribuições da perspectiva educacional de Helena Antipoff para o ensino de arte em Minas Gerais: Fazenda do Rosário (1940-1970). In: XXI CONFAEB, 2011, São Luis. Anais 2. Textos Completos, XXI CONFAEB, 2011.

ALVES, J. F. . Por um olhar para além da visão: fotografia e cegueira. In: 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011, Natal/RN. 34ª Reunião Anual - Anais 2011. Rio de Janeiro: Anped, 2011.

AMARAL, M. V. N. do; FREITAS, A. M. M. ; Vitória . Educação e artes aliadas para inclusão de educandos surdos. In: 18º Congresso da Federação de arte/educadores do Brasil, 2007, Florianópolis. 18º Congresso da Federação de arte/educadores do Brasil, 2007.

ARAUJO, C. M.; SILVA, E. M. A. Tendências e concepções do ensino de arte na educação escolar brasileira: um estudo a partir da trajetória histórica e sócio-epistemológico da Arte/Educação. In: 30ª Reunião Anual da ANPED, 2007, Caxambu. Anais, 2007.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação contemporânea ou culturalista. In: Trajetória e Políticas para o Ensino das Artes no Brasil: Anais do XV Confaeb / José Mauro Barbosa Ribeiro (organizador). – Brasília: Ministério da Educação, 2009. (p.61-70)

BATISTA, M. F. S. ; Maria Christina de Souza Lima Rizzi. Museu da Imagem e do Som: Iniciativas de Inclusão. In: VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: Desafios e Possibilidades Contemporâneas e CONFAEB - 20 anos., 2010, Goiânia, GO. Anais do VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: Desafios e Possibilidades. Goiânia, GO: CONFAEB, 2010. v.1. p.2087-2097.

CIRILLO, A. J.; COSTA, R. P. F. ; RODRIGUES, R.. A Cidade e seus fluxos: artes e cultura na educação especial. In: CONFAEB 20: indivíduos/coletivos/comunidades/redes, 2010, Goiânia. Anais do VII Seminário do Ensino de Arte do Estado de Goiás: Desafios e Possibilidades. Goiânia: UFGO, 2010. v. 1. p. 1637-1645.

COSTA, R. X.. Ensino de arte e educação inclusiva. In: 18º CONFAEB - Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil, 2008, Crato - CE. Anais do 18º CONFAEB. Crato - CE: CPD/URCA, 2008. v. 1.

FERNANDES, V. L. P.. Criatividade e educação inclusiva no ensino de artes visuais. In: Congresso Latino-Americano e Caribenho de Arte/educação, 19º Congresso Nacional da Federação de Arte-educadores do Brasil, Encontro Nacional de Arte/educação, Cultura e Cidadania, 2009, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2008. v. 1. p. 1-9.

FREITAS, A. C. O.. Tocar para ver: Relato de experiência – Artes Visuais, com foco na pessoa com deficiência. In: Arte/Educação: Corpos em Trânsito, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: anais do XXII CONFAEB, 2012.

GOMES, A. L. L. A coerência textual de alunos com síndrome de Down: uma análise da produção escrita através do uso de imagens. In: 35ª Reunião Anual Anped, 2012, Porto de Galinhas. Educação, cultura, pesquisa, pesquisa e projetos de desenvolvimento: o Brasil do século XXI, 2012. v. único. p. 1-20.

GOMES, E. S. M.; ISHII, B. I.; MORAES, J. L.; OLIVEIRA, P. C. B.; TOMASULO, A. I.. O coral cênico da APAE de Mogi das Cruzes: O fazer artístico como elemento de inclusão social. In: Arte/Educação: Corpos em Trânsito, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: anais do XXII CONFAEB, 2012.

KIRST, A. C.; SILVA, M. C. R. F.. Educação inclusiva e arte: A construção de uma trajetória. In: XXI CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES, 2011, Florianópolis. Anais do XXI Congresso da Federação de Arte Educadores do Brasil. Maranhão: Editora UFMA, 2011. p. 01-11.

KOHATSU, L. N. A expressão fotográfica de uma jovem com Síndrome de Down. In: 23ª Reunião Anual da ANPED - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2000, Caxambu. Educação Não É Privilégio. Caxambu - MG: ANPED, 2000.

LIMA, M. D. ; Rocha, D. D. . Dançando a corporeidade da pessoa com deficiência visual: um relato de experiência a partir da pesquisa ação. In: VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB (20 anos), 2010, Goiânia. VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB, 2010.

LIMA, M. D.; TERRA, A. M.; TONIETTI, D. F.. Trabalhando com a dança na escola na perspectiva da inclusão. In: VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB(20 anos), 2010, Goiânia. VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB, 2010.

LOPES, A. E. R. C. Ato fotográfico e processos de inclusão: uma análise dos resultados de uma pesquisa-intervenção. In: 28º Reunião da ANPED Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, 2005, Caxambu/MG. 28º Reunião ANPED, 2005.

MENEZES, F.A.O. ; SILVA, J. J.. Arte na educação especial: Experiências e possibilidades. In: XXI Congresso Nacional da Federação de Arte Educadores do Brasil/ CONFAEB, 2011, São Luís. Anais 1: Livro de Programação e Resumos, 2011.

NÓBREGA, A. . Mediação inclusiva: a áudio-descrição abre as cortinas do teatro para pessoa com deficiência visual. In: Arte/Educação: Corpos em Trânsito, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: anais do XXII CONFAEB, 2012.

OLEQUES, L. C. Ensino da arte: Ensinando desenho a crianças com deficiência Intelectual. In: Arte/Educação: Corpos em Trânsito, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: anais do XXII CONFAEB, 2012.

PUCCETTI, R.. Arte-educação e inclusão: Por um olhar diferente. In: VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB(20 anos), 2010, Goiânia. VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB, 2010.

__________. Perfil e formação do professor de arte de Londrina: O desafio da educação inclusiva. In: Arte/Educação: Corpos em Trânsito, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: anais do XXII CONFAEB, 2012.

QUEIROZ, A. K. G.. Arte como ferramenta de inclusão social e educacional. In: Congresso Latino-americano e Caribenho de Arte/educação, 19º Congresso Nacional da Federação de Arte-educadores do Brasil, Encontro Nacional de Arte/educação, Cultura e Cidadania, 2009, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2008.

RABELLO, R. S.. Ensino de arte e educação inclusiva: atendimento ao aluno com deficiência visual em escolas públicas de Salvador. In: VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB(20 anos), 2010, Goiânia. VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB, 2010.

REILY, L. Nas margens dos manuscritos e da vida: representações de deficientes em iluminuras medievais. In: 32ª Reunião Anual da Anped, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações? - ANPEd. Puc-Rio e Timbaúba, PE: ANPEd e Espaço Livre, 2009. v. 1. p. 1-15.

ROSA, Y. B. D. ; FISCHER, J. . Interação e inclusão de portadores de necessidades educacionais especiais (PNEE) por meio da arte. In: 28ª ANPED, 2005, Caxambu. 28ª Reunião Anual Da ANPED, 2005.

SILVA, A. N. A.. Áudio-descrição: Tecnologia assistiva e educacional no teatro. In: VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB(20 anos), 2010, Goiânia. VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB, 2010.

SILVEIRA, T. S.; FISHER . Ela fica ali na sala de aula, os alunos fazem, ela ganha folha pra desenhar: inclusão escolar de educandos cegos em artes visuais. In: 32ª Reunião Anual da ANPED, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009.

VALE, C.; REY, K. L. F.. Projeto dia: diversidade, inclusão e arte - um caminho possível em educação inclusiva. In: VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB(20 anos), 2010, Goiânia. VII Seminário do ensino de arte do estado de Goiás e CONFAEB, 2010.

VILARONGA, I. Formação, cinema e áudio-descrição: Pode a Sétima Arte Influenciar no Processo Construtivo de Pessoas Visualmente Limitadas? In: 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011, Natal. Educação e Justiça Social – ANPED, 2011.

DISSERTAÇÕES E TESES

ANASTASIOU, H. P.. Ensino e aprendizagem em artes visuais: Adultos com Síndrome de Down em Interação. Mestrado Acadêmico em Artes Visuais. UDESC, Santa Catarina, 2012.

BERNARDO, S. F.. A música na educação de pessoas com deficiência visual: Uma Experiência na Unidade Educacional Especializada José Álvares de Azevedo. Mestrado Acadêmico em Artes. UFPA, Pará, 2012.

BRUNO, M. M. G.. O significado da deficiência visual na vida cotidiana: Análise das Representações dos Pais- Alunos –Professores. Mestrado. UCDB, Campo Grande, 1999.

GARCIA, R. B.. A percepção de esculturas por três pessoas cegas. Mestrado Acadêmico em Educação, Arte e História da Cultura. MACKENZIE, São Paulo, 2012.

LIMA, F. J.. O efeito do treino com desenhos em relevo no reconhecimento háptico de figuras bidimensionais tangíveis. Tese de doutorado. Ribeirão Preto: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, 2001.

MARCHEZI, F.. Acessibilidade em museus de arte: Questões para a elaboração de audioguias. Mestrado Acadêmico em Educação, Arte e História da Cultura. MACKENZIE , São Paulo, 2012.

MOTA, M. A.. O ensino da dança para o deficiente visual. In: Arte/Educação: Corpos em Trânsito, 2012, São Paulo. Arte/Educação: Corpos em Trânsito: anais do XXII CONFAEB, 2012.

NERES, C. C.. Educação profissional do portador de necessidades especiais para quê? (O caso de Campo Grande – MS). 1999. 208p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1999.

MATTOSO, V. A.. Ora, direis, ouvir imagens? Um olhar sobre o potencial informativo da áudio-descrição aplicada a obras de artes visuais bidimensionais como representação sonora da informação em arte para pessoas com deficiência visual. Mestrado Acadêmico. UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

OLIVEIRA, U. T.. A importância da arte na inclusão escolar e no desenvolvimento de pessoas com necessidades educativas especiais – deficiência intelectual. Mestrado Acadêmico. UFES, Espírito Santo, 2012.

SIMÓ, C. H.. O estado da arte nas teses acadêmicas que abordam arte e inclusão: Um recorte de 1998 a 2008 no Brasil. Mestrado Acadêmico em Artes Visuais. UDESC, Santa Catarina, 2010.

TOJAL, A. P. F.. Políticas públicas culturais de inclusão de públicos especiais em museus. Tese de Doutorado. Escola de Comunicação e Artes – USP, São Paulo, 2007.

VERAS, C. A. A.. A arte Down: A Educação Especial e a Cultura Amazônica. Mestrado Acadêmico em Comunicação, Linguagens e Cultura. UNAMA, Amazonas, 2012.

ARTIGO EM PERIÓDICO

BARRA, A. S. B. . Marxismo e a produção do conhecimento científico. Revista Urutágua (Online), Maringá, Paraná, v. 11, p. 15-30, 2006.

BOSCOLO, C. C.; PINOTTI, K. J.. A dramatização como estratégia de aprendizagem da linguagem escrita para o deficiente auditivo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 14, p. 121-140, 2008.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 101-119, 2013.

KASSAR, M.C.M. Educação especial na perspectiva da educação inclusiva: desafios da implantação de uma política nacional. Educar em Revista (Impresso), v. 41, p. 61-79, 2011.

MENDONÇA, E. S. . O útil e a obra de arte em Marx e Heidegger. Griot Revista de Filosofia, 21 dez. 2010.

NERES, C. C; CORRÊA, N. M.. O trabalho como categoria de análise na educação do deficiente visual. Cadernos CEDES (Impresso), v. 1, p. 149-170, 2008.

REILY, L. Músicos cegos ou cegos músicos: representações de compensação sensorial na História da Arte. Cadernos CEDES (Impresso), v. 28, p. 245-266, 2008.

_________. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos CEDES (Impresso), v. 30, p. 84-102, 2010.

DOCUMENTO COM AUTORIA DE IDENTIDADE

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

_________. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm>. Acesso em: jun 2014.

LIVRO

BUENO, J. G. S.. Processos de inclusão/exclusão escolar, desigualdades sociais e deficiência. In: Denise Meirellles de Jesus; Claudio Roberto Baptista; Sonia Lopes Victor. (Org.). Pesquisa e educação especial: mapeando produções. 1ª ed. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo - EDUFES, 2006, v. 1, p. 105-1232.

_________. MENDES, G. M. L. ; SANTOS, R. A.. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. 1ª. ed. Araraquara/Brasília: Junqueira & Marin/CAPES-PROESP, 2008. v. 01. 477p .

GARCIA, R. M. C. . Políticas inclusivas na educação: do global ao local. In: Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado; Denise Meyrelles de Jesus. (Org.). Educação especial: diálogo e pluralidade. 1ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2008, v. 1, p. 11-23.

GÓES, M. C. R. Contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial. In: Batista, J.C.; Caiado, K.R.M.; Jesus, D.M.. (Org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 1ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2008, v. 1, p. 37-46.

NUNES,A.L.R . Panorama da pesquisa em artes visuais em inter-relação com a inclusão. ISBN:9788561136215. In: Geovana Mendonça Lunardi Mendes; Maria Cristina da Rosa Fonseca (orgs). (Org.). Educação, Arte e Inclusão: Trajetórias de Pesquisa. 1ª ed. Florianópolis/SC: Editora da UDESC/SC, 2010, v. 01, p. 01-212.

PADILHA, A. M. L. Quem pergunta precisa saber. Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008, v. 1, p. 185-193.

REILY, L. História, arte, educação: reflexões para a prática de arte na educação especial. In: Claudio Roberto Baptista; Katia Regina Moreno Caiado; Denise Meyrelles de Jesus. (Org.). Educação especial: diálogo e pluralidade. 1ª ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008, v. 1, p. 221-239.

_____________. Pesquisas brasileiras sobre arte e deficiência: um campo de conhecimento em formação. In: Geovana Mendonça Lunardi Mendes; Maria Cristina da Rosa Fonseca e Silva. (Org.). Educação, arte e inclusão: trajetórias de pesquisa. 1ª ed. Florianópolis: Editora da UDESC, 2009, v. 1, p. 135-153.

VYGOTSKY, L.S. El niño ciego . In: Obras completas. Tomo V, Habana: Cuba, 1989.

_______. Fundamientos de defectologia. 2ª ed. Havana: Pueblo y Educación, 1995.

Downloads

Publicado

01-12-2017

Como Citar

AGUENA, Patricia Nogueira; NERES, Celi Corrêa. Educação especial e o ensino de arte: mapeando produções. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 3, p. 196–223, 2017. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9830. Acesso em: 28 mar. 2024.