Cienciarte ou ciência e arte? Refletindo sobre uma conexão essencial

Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Francisco Romão Ferreira, Tania Cremonini de Araújo-Jorge

Resumo


A relação entre ciência e arte testemunha a reconciliação necessária ao nosso tempo, a fim de que ambas possam partilhar e contribuir com elementos essenciais ao ensino e ao desenvolvimento das sociedades. O ensino, a pesquisa, e o desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais  sobre a relação entre Ciência e Arte na pós-graduação no Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz assumem o pressuposto de que a associação da arte à educação científica possibilitará aos educadores, e aos seus futuros alunos, desenvolver novas intuições e compreensões através da incorporação do processo artístico a outros processos investigativos, construindo um discurso interno e público sobre a relação entre arte, ciência, atividades humanas, e tópicos relacionados a atividades multidisciplinares e multiculturais. As atividades versam sobre temas variados em ciência, saúde e arte, e evidenciam a aplicação do novo paradigma ciênciarte na proposta. Expressam a apropriação do conteúdo debatido ao longo das pesquisas, promovendo o diálogo entre a ciência e a arte, reforçando o conceito “artscience”, ou, em português, “arteciência” ou “cienciarte”.


Palavras-chave


Ciência; Arte; Criatividade; Ensino; Cienciarte;

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO-JORGE, T.C. (org.) Ciência e Arte: encontros e sintonias. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2004.

ARAÚJO-JORGE, T.C., BARBOSA, J.V., LEMOS, E.S. A implantação da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) na Fundação Oswaldo Cruz: experiências, lições e desafios. Revista Brasileira de Pós-Graduação 2006; 3(5): 87-106.

BAYER, R. História da Estética. Lisboa: Editorial Estampa, 1995.

BURKE, P. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

COSTA, C. Questões de Arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. Rio de Janeiro: Moderna, 2004.

DE MEIS, L. O Conflito entre a Ciência e a Arte - A dicotomia; conceitos e preconceitos entre os estudantes; criatividade artística versus criatividade científica. In O Conflito Humano-Tecnológico. Ciência e Educação; Rio de Janeiro: Grafitex, 1998.

DELEUZE, G. O que é a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FERREIRA, F.R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Revista Educação e Pesquisa 2010; 36 (01): 261-280.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JIMENEZ, M. O que é Estética. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 1999.

KLUCHNIKOV, B., “Education and Learning for the 21st Century: A Priority Agenda” in “Information Paper for the International Commission on Education for the 21st Century,” UNESCO, 5th version, p. 8, June, 1992.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. (SILVA, C.E.F., SAWAYA, J. - trad.) 2 ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PESSOA, F. Poesia Completa de Álvaro de Campos. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.

RONAN, C.A. História Ilustrada da Ciência–Universidade de Cambridge. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

ROOT-BERNSTEIN, R., ROOT-BERNSTEIN, M. Centelhas de Gênios: Como pensam as pessoas mais criativas do mundo. São Paulo: Nobel, 2001.

____________________, SILER, T., BROWN, A., SNELSON, K., “ArtScience: Integrative Collaboration to Create a Sustainable Future” in LEONARDO, Vol. 44, No. 3, p 192, Cambridge: MIT Press, 2011.

ROSA, L. P. Tecnociências e Humanidades: novos paradigmas, velhas questões, v. I. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

RUSSEL, B. História do pensamento ocidental. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

REIS, J.C.; GUERRA, A.; BRAGA, M. Ciência e arte: relações improváveis? História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 13, p. 71-88, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2006.

SILER, T. “The ArtScience Program for Realizing Human Potential” in LEONARDO, Vol. 44, No. 5, pp. 417–424, Cambridge: MIT Press, 2011.

SNOW, C.P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Anunciata Cristina Marins Braz Sawada, Francisco Romão Ferreira, Tania Cremonini de Araújo-Jorge

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Educação, Artes e Inclusão - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART -- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV Fone: +55 (48) 3664-8314 -Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE - ISSN: 1984-3178 -- Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001 -- Email: revistaeducacaoarteinclusao@gmail.com