LIBRAS na formação de professores: o vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem

Autores

  • Thiago Ramos de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Kátia Calligaris Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Vídeo, Libras, Aprendizagem, Avaliação, Autorregulação,

Resumo

Este trabalho relata a análise de um conjunto de atividades didáticas de produção de vídeos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por estudantes de cursos de licenciatura do Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. De forma introdutória, trazemos algumas considerações sobre o lugar da Libras no contexto da educação superior no Brasil. Em seguida tratamos sobre avaliação e autorregulação no processo de ensino-aprendizagem (SILVA, 2007; PERRENOUD, 1999). Finalizando o referencial teórico, discorremos sobre aprendizagem móvel (BOTTENTUIT, 2012; Lévy, 1993). A partir da análise das respostas dos estudantes a um questionário e de dois vídeos produzidos na atividade, observamos que os principais obstáculos para a produção dos vídeos foram: vocabulário incipiente em Libras, a dificuldade em executar as expressões não-manuais e a falta de destreza com a edição dos vídeos. Em conclusão, apontamos que a atividade de produção de vídeos em Libras pode contribuir para uma melhora da prática de sinalização na língua, visto que os alunos são levados a pesquisar previamente os sinais que serão usados para a produção, trabalhando a autorregulação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ramos de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação - UFPE, Especialista em Libras - UFPE, Graduado em Letras/Libras - UFSC e em Design Gráfico - Unibratec. Professor Surdo de Libras na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE / Centro Acadêmico do Agreste - CAA. Vice-Coordenador de Setorial de Acessibilidade do CAA. Consutlor de Libras. Atua nas área da linguística de Libras, promovendo acessibilidade comunicacional e a inclusão de pessoas surdas.

Kátia Calligaris Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Adjunto III da Universidade Federal de Pernambuco, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, atua na linha de "Currículo e Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática". Docente do Núcleo de Formação Docente, atua na formação de professores de Física, Química e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste. Pós-doutorado desenvolvido junto ao Núcleo de Excelência em Nanofotônica e Biofotônica do Laboratório de Optoeletrônica e Fotônica do Departamento de Física da UFPE. Doutora em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba com enfase na biópsia ótica de estenose aórtica. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo com estudo de caracterização cristalina e magnética de ferrofluídos. Bacharel e Licenciada em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos.

Ernesto Arcenio Valdés Rodriguez, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Física - Universidad de Oriente (1996), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Óptica Não-Linear. Atualmente é professor efetivo do Centro Académico do Agreste - UFPE, atuando na área de Ensino de Física

Referências

ABRAMOWICZ, M. Avaliação da aprendizagem: como trabalhador e estudantes de uma faculdade particular noturna veem o processo – em busca de um caminho. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1990.

ALVES, M. F. Da repetição para a aprendizagem: desenvolvimento cognitivo por meio da interação. Veredas. Minas Gerais. 2007

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In: IX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2007, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. A Coruña: Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, l. (Eds.), 2007. v. 1. p. 837-846.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, 2012

BRASIL. Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 16 abr. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 16 abr. 2018.

COUTO, L. F., RUBIO, J. A. S., Libras: uma análise histórica na perspectiva da educação inclusiva. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 – 2014

DEMO, P. Metodologia Científica em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1995.

FINO, C. N. Vygotsky e a Zonda de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. in Revista Portuguesa de Educação, vol 14 nº 2, pp. 273-291, 2001.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LIBERALI, Fernanda; LIBERALI, André Ricardo. Para pensar a metodologia de pesquisa nas ciências humanas. In: Faculdades Integradas Coração de Jesus. Rede Salesianas de Ensino – Vol. 1, n. 1 (jan./jun. 2011) – Santo André, SP: FAINC, 2011.

MARTIANI, L. A. O vídeo e a pedagogia da comunicação no ensino universitário. In: PENTEADO, H.L. Pedagogia da comunicação – Teorias e Práticas. Ed. Cortez, 1998. p. 151 - 195.

MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação e educação. São Paulo, v.1, n.2, p. 27-35, Jan./abr. 1995.

NEWMAN, R. S. Adaptive help-seeking: A role of social interaction in self-regulated learning. In S. A.Karabenick (Ed.), Strategic help seeking: Implications for learning and teaching (pp. 13-37). Hillsdale, NJ: Erlbaum. 1998

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

QUADROS, Ronice Muller de, KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

REVISTA DA FENEIS. Números 1 ao 13. R.J. 1999/2002.

REYNA, C. P. Vídeo e pesquisa antropológica: encontros e desencontros. Biblioteca on-line de Ciências da Comunicação. 1997.

SILVA, G.M. Parâmetros da Libras. Universidade Federal de Minas Gerais. Ed. Belo Horizonte. 2007

SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SIMÃO, A. Aprendizagem estratégica: uma aposta na auto-regulação. Lisboa: Ministério da Educação, 2002.

VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 15. Ed. São Paulo: Libertad, 2005.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

RAMOS DE ALBUQUERQUE, Thiago; CALLIGARIS RODRIGUES, Kátia; VALDÉS RODRIGUEZ, Ernesto Arcenio. LIBRAS na formação de professores: o vídeo como ferramenta de avaliação da aprendizagem. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 217–245, 2019. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9426. Acesso em: 28 mar. 2024.