A tecnologia assistiva no desenvolvimento de produto inclusivo: um estudo aplicado sobre a ‘ciranda cadeirinha para chão’ sob o olhar da semiótica como contribuição projetual

Autores

  • Bruna da Silveira Suris Centro Universitário Ritter dos Reis
  • Heli Meurer Centro Universitário Ritter dos Reis
  • César Steffen Centro Universitário Ritter dos Reis

Palavras-chave:

Semiótica no Design, Design Universal, Tecnologia Assistiva, Produtos Inclusivos,

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que deseja ampliar e fomentar os conceitos de Design Universal e Tecnologia Assistiva, no campo científico do Design, por meio de observações aplicadas à ‘Ciranda Cadeirinha para Chão’. A execução consistiu na busca bibliográfica e na investigação de dados sobre as áreas escolhidas. Com o intuito de propor a percepção, aplicabilidade e contribuição da Semiótica - teoria focada no ser humano, no desenvolvimento de produtos inclusivos, do ponto de vista do Design e baseando-se no estudo da Ciranda. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter bibliográfico, onde, se pode compreender suas temáticas e sua relação com o Design. Os resultados mostraram que a Semiótica pode ser uma grande aliada do designer, auxiliando nas etapas do processo projetual e na interpretação das referências dos elementos presentes no produto. Como conclusão, observou-se também, que a Ciranda pode auxiliar a vida de crianças com deficiências motoras, ampliando a capacidade educacional, artística e de lazer. Isso ocorre, através da possibilidade de interação com os demais alunos e da realização de atividades coletivas em sala de aula e, ainda, com os familiares na utilização da cadeira em casa.

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Biografia do Autor

Bruna da Silveira Suris, Centro Universitário Ritter dos Reis

MESTRANDA EM DESIGN

Heli Meurer, Centro Universitário Ritter dos Reis

DOUTOR EM INFORMÁTICA

César Steffen, Centro Universitário Ritter dos Reis

Doutor em Comunicação Social

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Publicado

01-04-2018

Como Citar

SURIS, Bruna da Silveira; MEURER, Heli; STEFFEN, César. A tecnologia assistiva no desenvolvimento de produto inclusivo: um estudo aplicado sobre a ‘ciranda cadeirinha para chão’ sob o olhar da semiótica como contribuição projetual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 007–031, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8581. Acesso em: 28 mar. 2024.