Contribuições da Arte e do professor arteterapeuta para a Educação Inclusiva

Autores

  • Camila de Carvalho Vieira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813022017136

Palavras-chave:

Educação, Artes, Inclusão, Arte Terapia, Docência

Resumo

Ao longo do tempo tem-se constatado a importância das praticas artísticas para o desenvolvimento da sensibilidade, da socialização e educação dos indivíduos, bem como, a utilização da arte como sendo um viés terapêutico. Desta forma, este trabalho tem por objetivo discutir a importância do professor de arte e a inserção de práticas terapêuticas para alunos com necessidades especiais. Para tanto, discutiu-se sobre a educação inclusiva e as práticas artísticas do professor, sobre a importância da arte para a sociedade e para a educação, e sobre a “Arteterapia” e as práticas terapêuticas na Educação especial. Compreendeu-se que, ao estimular diversas funções e habilidades, as práticas artísticas podem ser inseridas na educação especial com o proposito de perceber as habilidades e necessidades de cada educando visando a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Camila de Carvalho Vieira, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Artes Visuais - Universidade Estadual de Londrina Especialização em Praxis e discurso fotográfico - Universidade Estadual de Londrina Especialização em Educação Especial: atendimento as necessidades especiais - Faculdade Iguaçu - Isfaces \ PR Especialização em Arte-educação e arteterapia no ambiente escolar - Faculdade de Tecnologia do vale do Ivaí, FATEC \ PR.

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Publicado

01-08-2017

Como Citar

VIEIRA, Camila de Carvalho. Contribuições da Arte e do professor arteterapeuta para a Educação Inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 136–153, 2017. DOI: 10.5965/1984317813022017136. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8377. Acesso em: 29 mar. 2024.