LIBRAS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS: BUSCA POR ARTICULAÇÃO ENTRE CONHECIMENTOS
Resumo
A disciplina de Libras atualmente é uma exigência legal. Partindo desse princípio, o objetivo deste texto é apresentar algumas reflexões acerca das percepções de alunos do curso de Ciências Naturais de uma instituição de ensino superior no município de Imperatriz-MA sobre o aprendizado de sinas, da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na área de ciências. O estudo se configura como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e pautada na análise de conteúdo, conforme Bardin (2012). A investigação revelou a importância de se empreender o estudo da Libras nos cursos de formação de professores na área de ciências naturais, visando oportunizar aos alunos surdos conhecimentos dessa área. Pode-se inferir ainda que a partir da construção de aportes teóricos e práticos na área da Libras é possível, mesmo que de forma elementar, propiciar aos futuros educadores aprendizagens significativas para sua área de atuação com pessoas surdas, buscando nessa conjuntura os preceitos da educação para todos.
Palavras-chave
Ciências naturais. Libras. Formação de professores. Aprendizagem. Alunos surdos.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5965/198431781122015008
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