Debates sobre cultura no espaço escolar: Desafios do professor de artes nas escolas públicas de educação básica

Claudia Carnevskis Carnevskis

Resumo


Considerando o debate acerca da cultura uma problemática relevante no contexto da formação de professores de Artes Visuais, analisamos no presente artigo as abordagens metodológicas utilizadas em sala de aula e como as problemáticas que envolvem o tema da cultura podem ser tratadas pelos docentes. A conceituação teórica do trabalho teve como premissa os conceitos apresentados por Terry Eagleton, a partir de seu livro A ideia de Cultura (2011), debatido nas aulas da disciplina Educação e Cultura nas Artes Visuais, ministrada pela Prof.ª Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC no 2º semestre de 2014. Acrescentaram-se as referências de Vigotski (2009), Newton Duarte (2003) e Fonseca da Silva (2013) para o constructo de um discurso materialista histórico dialético.
Após revisão da literatura, buscamos fontes atuais de debates culturais que pudessem ser objeto de discussão no espaço escolar. Por fim somamos nossas contribuições no que se refere à formação do docente, acrescentando análises sobre as metodologias de ensino mais relevantes quanto ao debate sobre cultura a que tivemos acesso ao longo de nosso trabalho no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amazonas.
Nas considerações finais destacamos que o maior desafio para os professores de artes visuais quanto à formação cultural dos discentes é a criação de espaços questionadores e contra hegemônicos dentro de instituições formais de ensino, como em outras esferas educativas, que possibilitem a apropriação artística, considerando soluções a serem elaboradas levando em conta não apenas as particularidades culturais das comunidades envolvidas, mas as dificuldades encontradas no ensino formal da sociedade capitalista.

Palavras-chave


Palavras- chave: Ensino de Artes Visuais, Cultura, Formação Cultural, Metodologia de Ensino, Formação Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/198431781022014050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Claudia Carnevskis Carnevskis

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Educação, Artes e Inclusão - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART -- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV Fone: +55 (48) 3664-8314 -Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE - ISSN: 1984-3178 -- Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001 -- Email: revistaeducacaoarteinclusao@gmail.com