EDUCANDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA O MERCADO DE TRABALHO: A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Maria Inês Tondello Rodrigues Universidade de Caxias do Sul
  • Terciane Ângela Luchese Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Mercado de trabalho, Educação inclusiva,

Resumo

Este texto é resultado de pesquisa realizada com os professores que ministram o curso de auxiliar de linha de produção para pessoas com deficiência que buscam o mercado de trabalho. O curso é realizado no SENAI Nilo Peçanha na cidade de Caxias do Sul e forma mão de obra para que as empresas enquadradas atendam a Lei de Cotas estabelecida pelo Governo Federal. Após contato com a direção e gestão da Escola, foram entrevistados os quatro professores do curso em questão. Com o objetivo de identificar o perfil destes docentes, foram respondidas, através de entrevistas, perguntas previamente elaboradas. Entre as questões, são focadas as habilidades e competências desenvolvidas pelos professores, bem como a metodologia de ensino e os critérios adotados nas escolhas dos conteúdos ministrados. O resultado é uma relação forte e sistêmica entre educação, pessoas com deficiência e mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inês Tondello Rodrigues, Universidade de Caxias do Sul

Pedagoga licenciada pela Universidade de Caxias do Sul, acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação, especialização em EJA – Educação de Jovens e Adultos, pelo projeto “Ler e escrever o mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea” da Universidade de Caxias do Sul.

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação, integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Docente do Centro de Filosofia e Educação da Universidade de Caxias do Sul. Orientadora da presente pesquisa.

Downloads

Publicado

25-12-2013

Como Citar

TONDELLO RODRIGUES, Maria Inês; LUCHESE, Terciane Ângela. EDUCANDO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA O MERCADO DE TRABALHO: A ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 43–58, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3978. Acesso em: 16 abr. 2024.