EXPERIÊNCIAS DE ARTE E INCLUSÃO: INTEGRANDO CRIANÇAS E FAMÍLIAS NOS ATELIÊS DE SAN FERNANDO.

Autores

  • Rita Ricardi Noguera Universidad Complutense de Madrid

Palavras-chave:

relato de experiência, integração, família escola

Resumo

Trajetória de anos de experiência leva a trabalhar com crianças de forma sistêmica, onde a família e a comunidade fazem parte do processo de aprendizagem no qual o envolvimento das famílias com as atividades propostas para as crianças cria um espaço interno de "licença" para que a criança adentre no universo da arte de forma mais natural e integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Ricardi Noguera, Universidad Complutense de Madrid

Rita Noguera tem uma experiência de mais de vinte anos com educação infantil. Tem formação em Licenciatura em Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, pela Universidade Estadual Paulista UNESP (campus São Paulo, 1994) e posteriormente trabalhou em uma escola infantil privada, também em São Paulo, baseada no paradigma construtivista “Núcleo Educacional Bosque do Morumbi” (de 1990 a 1996). Em Madri, a pesquisa prosseguiu no Curso de Especialização em Educação Artística, pela Universidad Complutense de Madrid (1999), e com os créditos do curso de doutorado em Didáctica de la Expresión Plástica. Tem continuando com a pesquisa de campo nas oficinas de arte no Centro Educacional de Educação Infantil, Debebé, desde (2003) e nas oficinas, Rincón Del Arte, um domingo ao mês abertas ao publico familiar em San Fernando de Henares, desde (2009). Publicou recentemente o livro Coleção Conecta 2.0 - Livro de Plástica para el 2o. Ciclo de Educación Primaria - 2 livros del profesor y 2 livros para alumnos. Edições SM.

Downloads

Publicado

26-08-2013

Como Citar

NOGUERA, Rita Ricardi. EXPERIÊNCIAS DE ARTE E INCLUSÃO: INTEGRANDO CRIANÇAS E FAMÍLIAS NOS ATELIÊS DE SAN FERNANDO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 117–130, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/3137. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência