O ensino da arte como facilitador da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual numa escola da rede municipal de Belo Horizonte

Autores

  • Danilo Arnaldo Briskievicz INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG http://orcid.org/0000-0002-7652-1959
  • Cibele Silva de Aquino Costa Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Diego Norberto Souza Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Enderson de Carvalho Gonçalves Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Mariana Lopes de Almeida Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG
  • Leila Mara Siqueira de Oliveira Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317816012020235

Palavras-chave:

Estética, Educação, Arte, Deficiência intelectual,

Resumo

Investigamos as relações possíveis entre a estética e a educação a partir de um trabalho de campo desenvolvido no primeiro semestre de 2018, numa escola municipal do município de Belo Horizonte/MG, que atende alunos e alunas com deficiência intelectual com mais de dezoito anos. A partir de uma visita técnica ao estabelecimento, coletamos informações sobre a forma de dinamização das aulas e do processo ensino-aprendizagem através da arte [oficinas de teatro, de artesanato, de dança], alicerçada pela concepção sociointeracionista de Lev Vygotsky e por diagnósticos médicos precisos para um atendimento personalizado. A partir da observação do cotidiano da escola e de sua pedagogia centrada nas atividades artísticas e culturais percebemos uma importante contribuição para a educação inclusiva na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. A metodologia usada foi o trabalho de campo baseado na observação do cotidiano escolar em suas diversas atividades, a pesquisa bibliográfica e a geração de relatório de pesquisa com entrevistas e fotografias das atividades. Os resultados da pesquisa e da imersão no universo desta escola demonstram que a estética e a educação podem se servir mutuamente uma da outra, com ganhos expressivos na qualidade do ensino e do aprendizado. 

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Biografia do Autor

Danilo Arnaldo Briskievicz, INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS - IFMG

Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, especialista Temas Filosóficos e Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC. Professor titular de Filosofia e Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, Santa Luzia.

Cibele Silva de Aquino Costa, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduanda em Design de Interiores

Diego Norberto Souza, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduando em Design de Interiores.

Enderson de Carvalho Gonçalves, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduando em Design de Interiores.

Mariana Lopes de Almeida, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduanda em Design de Interiores.

Leila Mara Siqueira de Oliveira, Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Graduanda em Design de Interiores.

Referências

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Publicado

01-01-2020

Como Citar

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo; COSTA, Cibele Silva de Aquino; SOUZA, Diego Norberto; GONÇALVES, Enderson de Carvalho; DE ALMEIDA, Mariana Lopes; DE OLIVEIRA, Leila Mara Siqueira. O ensino da arte como facilitador da aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual numa escola da rede municipal de Belo Horizonte. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 235–253, 2020. DOI: 10.5965/1984317816012020235. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/13782. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência