Biodiversidade e horta comunitária: relato de experiência envolvendo alunos com necessidades especiais

Rafaella Rodrigues Santos, Ana Clara Monte Teixeira, Andreza Cristina Stuchi, Alexandre Junio Borges Araújo, Daniela Araújo Vilela, Débora Queiroz Messias, Felipe Ferreira Naves, Julia Hass, Lara Nascimento Zanato, Lara Parreira de Souza, Letícia Clemente Olmos Hernandes, Lorraine Mendes Barrada, Mayara Yukiko Yamada, Rafael Galisa de Oliveira, Tamires do Carmo Dias do Carmo Dias, Yasmin de Araújo Ribeiro, Neusa Elisa Carignato Sposito, Carla Patrícia Bejo Wolkers

Resumo


Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre um projeto desenvolvido pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PET BIO PONTAL), juntamente com estudantes voluntários do mesmo curso da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal. O projeto envolveu os estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual de educação especial do município de Ituiutaba-MG e teve como objetivo abordar conteúdos sobre a biodiversidade de organismos viventes no ambiente de hortaliças, de maneira lúdica e inclusiva. Para isso, foram realizadas uma “dinâmica sensorial” para que os estudantes tivessem contato com as hortaliças, a implantação da horta na escola e a visita dos estudantes à universidade para análise das hortaliças e do solo, bem como dos organismos associados à eles. A realização deste projeto permitiu aos graduandos participantes uma experiência didática vivenciada fora da sala de aula convencional, junto a estudantes que apresentavam necessidades educacionais especiais (deficiências cognitivas), sendo enriquecedor para sua formação acadêmica e profissional. As dificuldades apresentadas durante a execução do projeto permitiram aos graduandos a reflexão acerca da educação inclusiva e o desenvolvimento de metodologias de trabalho que permitissem aperfeiçoar o ensino para este público. Observou-se que o projeto foi bem aceito pelo público-alvo, bem como pelos gestores da escola. Ainda, tornou mais evidente aos graduandos a exclusão sofrida pelos estudantes e a necessidade de repensar a educação, considerando as especificidades individuais de cada criança, especialmente aquelas que apresentam deficiências cognitivas.


Palavras-chave


Biodiversidade; Educação especial; Ensino de Ciências; PET

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