Saber sensível e acuidade corporal: metodologia de ensino de dança a partir de um estudo com estudantes cegos

Marcia Almeida

Resumo


Este estudo desenvolveu-se entre 1994 e 1995 em uma escola da rede pública de ensino em Brasília, Distrito Federal. Isto foi consequente a necessidade de ensinar dança a pessoas que não enxergavam e não tinham o conhecimento básico para esta disciplina. Teve como objetivo proporcionar aos estudantes o que hoje eu denomino como acuidade corporal, que é uma metodologia de sensibilização e reflexão dos movimentos corporais aplicados à dança, para a partir desse conhecimento sensível, os estudantes adquirirem a autonomia poética para se expressarem  através da arte coreográfica. Para a reflexão e criação no ensino da dança a minha opção teórico-metodológica fundamentou-se na proposta de Laban, quando trabalho o corpo no espaço utilizando as qualidades do movimento, peso/força, fluência, tempo e espaço; nos ensaios para o sensível proposto por Lygia Clark; estudos do corpo proposto Merleau-Ponty, Michael Henry e Marcel Mauss; meu conhecimento em anatomia, cinesiologia, biomecânica e sobretudo em dança. Este estudo resultou em uma metodologia para o ensino da dança, primeiramente para estudantes cegos e surdos e posteriormente expandido para dançarinos profissionais, estudantes de graduação em dança e em teatro.


Palavras-chave


Saber sensível; Acuidade corporal; Metodologia para o ensino da dança;

Texto completo:

PDF

Referências


BATSON, Glenna. L’éducationsomatiquedanslemilieu de ladanse.Publicadopela "International Association for Dance Medicine and Science (IADMS).”, 2010.

BELLMER, Hans. Petiteanatomie de l’image ou l’anatomie de l’image, Paris,editora Allia, 2006.

BOURDIEU, Pierre. Habitus, code et codification. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 64, septembre 1986. De queldroit ?pp. 40-44. http://www.persee.fr/doc/arss_0335-5322_1986_num_64_1_2335

COELLIER, Sylvie. Lygia Clark (L’enveloppe): La fin de lamodernité et ledésirducontact. Paris, edititora de l’Harmattan, 2003.

DEWEY, John. L’artcommeexpérience.Pau, edição Farrago, 2005.

ENDICOTT, Jo Ann.Je suis une femmerespectable. Paris, editora L’Arche,1999.

GIL, José. Movimento total, o corpo e a dança. Rio de Janeiro, editoraIluminuras, 2009.

GODARD, Hubert. Le gestemanquant.Entrevista com Daniel Dobbels et Claude Rabant, in IO, revueinternationale de psychanalyse, n°5, 1994, p 63-75.

HEIDEGGER, Martin. A origem da Obra de Arte. São Paulo, Edições 70, 2010

LABAN, Rudolf. Espace Dynamique. Bruxelas, editora Nouvelles de Danse, (1966), 2003.

_____________. La maîtrisedumouvement.Bruxelas, editora Nouvelles de Danse, 2003.

LÉVI-STRAUSS, Claude.La pensésauvage .Paris, editora Pocket, collection Agora, (1962, Plon),2010.

LOBO, L. e NAVAS, C. Teatro do Movimento, um método para o intérprete criador. Brasília, editora L.G.E, 2003.

LOUPPE, Laurance. Poétique de ladansecontemporaine. Bruxelles, Editora Contradanse (1997), 2004.

MAUSS, Marcel. Les techniques du corps (1934).Artigo originalmente publicado no Journal de Psychologie, XXXII, - 15 de abril de 1936. Comunicação apresentada na Société de Psychologiele 17 mai 1934.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Senset non sens. Paris,ediçãoGallimard, (1966), 1996.

_______________________. Phénoménologiede la perception. Paris, editora Gallimard, coleção Tel, (1945), 1996.

_______________________. Le Monde Sensible et le Monde de l’Expression. Curso no Collège de France, 1953. Genebra, editora MetisPresses, 2011.

MICHEL HENRY. Philosophieetphénoménologie du corps (1965). Paris, editora PUF, Épiméthée, 2006.

SARTRE, Jean-Paul. L’êtreet le néant.Paris, editoraGallimard, (1943) 1985.

SERVOS, Norbert.Pina Bausch oul’Art de dresser unpoisson rouge. Paris, editoral’Arche, 2001

SHUSTERMAN Richard. Conscience du corps, pour une soma-esthétique. Paris, editora l’éclat, 2007.

SHUSTERMAN Richard. Penser en corps.Eduquer les sciences humaines: unappel pour la soma-esthétique.Paris, editora L’Harmattan, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marcia Almeida

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

Revista Educação, Artes e Inclusão - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC - Centro de Artes - CEART -- Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV Fone: +55 (48) 3664-8314 -Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE - ISSN: 1984-3178 -- Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Centro de Artes Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88.035-001 -- Email: revistaeducacaoarteinclusao@gmail.com