IMPACTO DOS MAUS ODORES DECORRENTES DA SUINOCULTURA NA SAÚDE DE MORADORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA, SANTA CATARINA, BRASIL

Autores

  • Glades Pinheiro da Silva
  • Sandra Márcia Tietz Marques

Palavras-chave:

Percepção de odores, sintomas de saúde, moradores rurais, incômodos olfativos, criação de suínos.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa multidisciplinar sobre os impactos dos incômodos causados pelas emissões de odores resultantes da suinocultura em Santa Catarina. O município de Concórdia foi escolhido por ser um dos principais pólos de suinocultura do país. A forma de avaliação abrangeu questionário aplicado na forma de entrevista com 102 moradores da zona rural para identificar as fontes dos odores, índice de incômodo e sintomas de agravos à saúde a este tipo de poluição ambiental. Pelos resultados analisados, verificou-se que as principais fontes dos maus odores foram a distribuição de dejetos no solo e os locais de armazenamento. O índice de incômodo foi de 72,3%, variando de desagradável até muito desagradável. Alterações no comportamento e na saúde dos entrevistados, caracterizados por sensação de intranqüilidade, irritação, mal-estar, náusea, dor de cabeça, dor de estômago, alteração no apetite, sono e respiração e necessidade de fechar as janelas foram identificados como decorrentes da emissão de odores das criações de suínos. A metodologia de avaliação de incômodos através do questionário utilizado mostrou ser uma ferramenta possível de ser utilizada nas avaliações de impacto ambiental e para monitorar fontes emissoras de poluentes do ar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SILVA, Glades Pinheiro da; MARQUES, Sandra Márcia Tietz. IMPACTO DOS MAUS ODORES DECORRENTES DA SUINOCULTURA NA SAÚDE DE MORADORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA, SANTA CATARINA, BRASIL. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 3, n. 2, p. 135–141, 2004. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5424. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Áreas Correlatas