EFEITO DA ÉPOCA DE SEMEADURA E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NO PROGRESSO DA FERRUGEM ASIÁTICA, OÍDIO E DOENÇAS DE FINAL DE CICLO NA CULTURA DA SOJA

Autores

  • Gilson José Marcinichen Galloti
  • Alvadi Antonio Balbinot Junior
  • Rogério Luiz Backes

Palavras-chave:

Glycine max, fungicidas, epidemiologia, produtividade, componentes do rendimento.

Resumo

A cultura da soja é afetada por mais de uma centena de doenças, estando as doenças de final de ciclo (DFC), o oídio (Microsphaera diffusa) e, recentemente, a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) entre as de maior ocorrência. A ferrugem asiática tem causado elevadas perdas de produtividade na cultura da soja, sendo maiores os prejuízos em infecções precoces. O oídio e as DFC são menos severas, causando menores perdas de produtividade. No presente trabalho avaliou-se a severidade das doenças, a eficiência de fungicidas e a produtividade de grãos de soja em duas épocas de semeadura. Em função das condições climáticas adversas às DFC e à ferrugem asiática, estas doenças apresentaram baixa severidade (menor que 1%) e não causaram redução de produtividade. Somente oídio apresentou maior severidade (chegando a atingir 41%), mas sem causar redução na produtividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

GALLOTI, Gilson José Marcinichen; BALBINOT JUNIOR, Alvadi Antonio; BACKES, Rogério Luiz. EFEITO DA ÉPOCA DE SEMEADURA E DA APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NO PROGRESSO DA FERRUGEM ASIÁTICA, OÍDIO E DOENÇAS DE FINAL DE CICLO NA CULTURA DA SOJA. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 4, n. 2, p. 87–93, 2005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5407. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência de Plantas e Produtos Derivados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>