Influência da adição de um resíduo industrial alcalino na velocidade de neutralização da acidez do solo, adsorção de sódio e disponibilidade de magnésio para o trigo

Autores

  • Henrique Cesar Almeida
  • Paulo Roberto Ernani
  • Humberto H Marin
  • Eduardo H Escapini
  • José Mecabô Junior

Palavras-chave:

pH do solo, adsorção de sódio, dregs, magnésio, calagem.

Resumo

O dregs é um resíduo industrial de caráter alcalino que pode ser utilizado para elevar o pH do solo a um custo baixo. Como ele apresenta baixos teores de Mg e elevados teores de Na, pode interferir negativamente no crescimento das plantas. Este trabalho teve por objetivos avaliar a velocidade do dregs de neutralizar a acidez do solo; quantificar o efeito da elevação do pH do solo com dregs na disponibilidade de Mg para o trigo; e determinar o comportamento da adsorção de Na em diferentes níveis de acidez. Para isso, foram conduzidos três experimentos, em laboratório ou em casa-devegetação, utilizando-se amostras de um Cambissolo Húmico. Nos dois primeiros experimentos utilizaramse quantidades crescentes de dregs que tinha 354 g Ca kg-1, 9,2 g Mg kg-1, 10,2 g Na kg-1, pH = 10,7, valor de neutralização de 80% e eficiência relativa de 100%. No experimento com plantas, foi avaliada a resposta do trigo à adição de Mg em diferentes valores de pH resultantes da adição de dregs. As reações de neutralização da acidez do solo foram concluídas num período inferior a três semanas após a aplicação de dregs. A adsorção de Na às cargas negativas e sua afinidade eletrônica pela fase sólida desse Cambissolo, definida pelo coeficiente de partição da reação de adsorção (KP), tiveram o comportamento de uma isoterma tipo-C e aumentaram com a elevação do pH do solo. Apesar da adição de Mg ter aumentado a produção de massa seca de trigo em todas doses de dregs, a elevação do pH pela adição do resíduo industrial não interferiu na disponibilidade de Mg e no crescimento das plantas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

ALMEIDA, Henrique Cesar; ERNANI, Paulo Roberto; MARIN, Humberto H; ESCAPINI, Eduardo H; MECABÔ JUNIOR, José. Influência da adição de um resíduo industrial alcalino na velocidade de neutralização da acidez do solo, adsorção de sódio e disponibilidade de magnésio para o trigo. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 6, n. 2, p. 104–113, 2007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5364. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo Completo - Ciência do Solo e do Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>