Esclarecimento sobre tipos de artigos científicos para publicação na Revista de Ciências Agroveterinárias

Leonardo Bianco de Carvalho

Resumo


Em decorrência de diversos questionamentos e dificuldades de alguns autores em entender a diferença entre artigo completo e nota científica, bem como o que é um artigo de revisão, o objetivo desta nota editorial é esclarecer aos editores, autores e leitores da Revista de Ciências Agroveterinárias a respeito dos tipos de artigos que são publicados nesta revista.

Os três tipos de artigos publicados pela revista, Artigo Completo, Nota Científica e Revisão Bibliográfica, são artigos científicos derivados de pesquisa realizada pelos autores. Artigos completos e notas científicas são derivados, em geral, de pesquisa experimental e, portanto, baseados em resultados obtidos experimentalmente pelos autores. Revisões bibliográficas são derivadas de pesquisa não experimental, ou seja, não baseadas em resultados obtidos experimentalmente, mas sim baseadas no conhecimento (conclusões) gerado até o momento sobre determinado assunto.

Artigo Científico e Nota Científica são, portanto, similares segundo sua base empírica. No entanto, há diferenças entre estes dois tipos de artigos que vão além da extensão do texto. Notas científicas são textos breves, curtos, com volume pequenos de resultados, mas que geram conclusão(ões) inédita(s) em decorrência de um fato novo descoberto pelos autores. Dessa maneira, sua publicação é justificada devido à importância da descoberta, ou seja, do conhecimento científico gerado, mesmo não havendo grande volume de resultados. Artigos completos são, por sua vez, textos mais longos, com maior volume de resultados, que também geram conclusões inéditas em decorrência de novas descobertas científicas. Portanto, deve-se ficar claro que artigos completos e notas científicas apresentam igual importância na construção do conhecimento científico.

Assim, um artigo com pequeno volume de resultados, em que os autores incrementam as informações da introdução e da discussão, com intuito de aumentar o número de páginas, não será, na sua essência, um artigo completo. Tampouco um artigo completo cujo texto está “enxuto” será caracterizado como uma nota científica, pois sua essência não é a mesma. Portanto, apesar de, em geral, artigos completos serem mais extensos que notas científicas, não é o número de páginas que define o que é um e o que é outro.

Revisão Bibliográfica não se resume à apresentação (ou reunião) do conhecimento científico gerado até o momento em um único artigo. Estruturalmente, revisões bibliográficas são similares a artigos completos ou notas científicas, apresentando a justificativa, o objetivo, a metodologia, os resultados (que se referem ao conhecimento gerado até o momento), a discussão (que é a visão crítica do autor sobre o conhecimento gerado) e a conclusão (que é o conhecimento científico inédito gerado pelo autor, com base no conhecimento científico que se tinha até o momento). Portanto, uma revisão bibliográfica deve gerar conhecimento científico novo, não apenas reunir informações (conhecimento) já presentes na literatura.

Outro tipo de artigo científico explorado mais recentemente é a meta-análise. Meta-análise é uma síntese de pesquisas anteriores sobre um assunto, que apresenta ênfase na produção de conclusões quantitativas, visando extrair informação adicional de dados pré-existentes através da união de resultados de diversos trabalhos e pela aplicação de uma ou mais técnicas estatísticas (UFSM 2017). Portanto, meta-análise é incluída como Artigo Completo.

Espera-se que se tenha sanado dúvidas a respeito dos artigos publicados pela Revista de Ciências Agroveterinárias e que esta breve nota auxilie a redação de futuros trabalhos a serem submetidos e publicados nesta revista.


Texto completo:

PDF

Referências


UFSM – Universidade Federal de Salta Maria. 2017. Modelagem Animal. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/223811711642017343

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


______________________________________________________________________________________________________________________________

Revista de Ciências Agroveterinárias (Rev. Ciênc. Agrovet.), Lages, SC, Brasil        ISSN 2238-1171