AS MUDANÇAS EXPERIMENTADAS PELA CULTURA ESCOLAR DO ENSINO SECUNDÁRIO DEVIDO A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA CAPANEMA DE 1942 E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO DE 1961

Dayane Mezuram Trevizoli, Letícia Vieira, Norberto Dallabrida

Resumo


O presente texto propõe-se a realizar uma leitura acerca das mudanças ocorridas na cultura escolar prescrita do ensino secundário brasileiro a partir da Reforma Capanema de 1942 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, bem como analisar o contexto político e social englobados nestas reformas educacionais. As análises aqui realizadas buscarão abordar estas reformas comparando-as e buscando apreender suas rupturas e continuidades. Destaca-se, neste sentido, que a Reforma Capanema, efetivada a partir da Lei Orgânica do Ensino Secundário, teve como objetivo suprir a necessidade de reestruturação do sistema de ensino brasileiro, bem como a intensificação do ensino humanista e a formação de uma juventude comprometida com os ideais nacionalistas de construção do país. Da mesma forma, o projeto de Lei de Diretrizes e Bases da Educação passou a ser definido após o fim do Estado Novo e a retomada da democracia sob o governo do presidente João Goulart (1961-1964), onde ganha força a necessidade de valorização do ensino público e de combate ao analfabetismo. Logo, tendo em vista a urgência de atendimento destas novas demandas, o projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação previa autonomia e maior flexibilidade aos sistemas de ensino, colocando em destaque um currículo secundarista de caráter tecnicista e menos segregador, fomentando diversos debates que colocavam em questão os objetivos do sistema de ensino brasileiro.


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