O papel do professor pesquisador reflexivo na disciplina de Sociologia: uma experiência Pibid em uma escola do Ensino Médio da cidade de Blumenau.

Pablo Filipe Quintani, Joana das Neves Calado

Resumo


Este texto busca descrever qual o papel do professor pesquisador reflexivo que venha a atuar na disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Diferente do pesquisador inserido na academia, os objetivos da pesquisa realizada pelo professor no âmbito da escola de nível básico, deve ser mais precisamente caracterizada. Esta pesquisa consiste em realizar uma investigação temática que busque nas ferramentas sociológicas, interpretar de maneira crítica e transformadora a realidade vivida pelo estudante. O estudo é alicerçado no pensador Paulo Freire e sua concepção de educação libertadora, esta que entende a investigação temática de maneira dialógica para a superação das situações de dominação. Toma-se aqui como exemplo a experiência do subgrupo do projeto Pibid Sociologia FURB, que efetuou a pesquisa na E.E.B. Carlos Techentin em Blumenau.

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