“A EJA EM MINHA VIDA” Trajetórias sociais de egressos/as do Ensino Médio no município de Palhoça

Rosane Nienchoter

Resumo


 

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino inserida no contexto da Educação Básica, destinada às pessoas que não conseguiram estudar em idade considerada própria. Do ponto de vista histórico, seu reconhecimento ocorreu gradativamente, vindo a consolidar-se como um direito de fato somente com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1996. Nesse sentido, este ensaio tem como objetivo uma reflexão sobre como as trajetórias sociais de sujeitos egressos/as do Ensino Médio foram influenciadas pela participação na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir das falas obtidas por meio de uma entrevista concedida por uma egressa da EJA, abordo as contribuições teóricas de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire para compreender um dos possíveis sentidos dados à escolarização por jovens e adultos em suas vidas. Palavras-chave: EJA, Trajetórias, Ensino Médio. Este trabalho tem como objetivo uma reflexão sobre como as trajetórias sociais de sujeitos egressos/as do Ensino Médio foram influenciadas pela participação na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir das falas obtidas por meio de uma entrevista concedida por uma egressa da EJA, abordo as contribuições teóricas de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire para compreender um dos possíveis sentidos dados à escolarização por jovens e adultos em suas vidas.


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