Trajetórias sociais dos alunos egressos do Curso Científico do Colégio Estadual Dias Velho na década de 1950

Dayane Mezuram, Norberto Dallabrida

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre as trajetórias sociais dos alunos que concluíram o Curso Científico do ensino secundário do Colégio Estadual Dias Velho, entre 1951 e 1960. Esse educandário público, gratuito e de caráter coeducativo, situado na cidade de Florianópolis (Santa Catarina) proporcionava escolarização secundária de qualidade a adolescentes oriundos de classes menos favorecidas. A fim de compreender as trajetórias sócio profissionais dos ex-alunos, foram recolhidos e levantados alguns dados junto aos egressos por meio do envio de questionários e via documentos históricos, como jornais datados da época. Por fim, as trajetórias em estudo serão analisadas à luz dos conceitos de capital cultural, capital social e capital simbólico, elaborados pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu.

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