A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DA ANÁLISE DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO IMPÉRIO EM ALAGOAS (1840-1888)

Larissa dos Santos Estevão, Rosemeire Reis da Silva

Resumo


Pretende-se discutir os materiais didáticos utilizados para o ensino de História no Império em Alagoas (1840-1888). O objetivo é identificar representações sobre o ensino, propostas pedagógicas e indícios das práticas escolares para ensino de História nesses materiais. Para tanto, analisou-se diferentes materiais didáticos, como os livros de intelectuais, dando certa ênfase ao compêndio de geografia escrito por Antônio Joaquim de Moura, e documentos escritos, todos esses materiais encontram-se no acervo do Grupo de Pesquisa “Caminhos da Educação em Alagoas”. Considera-se que a análise da produção escrita nos relatórios e compêndios permite mapear as representações e concepções de sujeitos considerados na época os representantes da cultura letrada, sendo estas produções condutoras de um tipo de saber que deveria circular em relação ao ensino e ao ensino de História.


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