Mecanismos para educar em conjunto: fontes e percursos da co-educação no Colégio Coração de Jesus (Florianópolis, 1971 – 1978)

Ana Luiza Mello Santiago de Andrade

Resumo


Neste trabalho pretendeu-se mapear os caminhos tomados pela escola até a normatização do sistema co-educativo no Colégio Coração de Jesus (Florianópolis, 1971 a 1978). Estas considerações foram possíveis a partir da coleta de dados referentes às matrículas efetuadas na escola no período estudado, que puderam ser encontradas na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Mapeadas turma a turma de cada um dos cursos oferecidos pela escola, a partir dos nomes de alunos e alunas, foi possível perceber de que formas se davam os mecanismos encontrados no interior da escola para efetivação de um novo sistema de educação. Além disso, através de fotografias de acervos pessoais, foi possível perceber alguns elementos dos convívios travados no interior desta instituição, que deixou de ser exclusivamente feminina, para co-educar.


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