Documentação de coleções museológicas de vestuário: classificando uma roupa híbrida na Coleção Amazoniana de Arte da UFPA

Susanne Pinheiro Dias, José Mariano Klautau de Araújo Filho

Resumo


Tomando como base as ações de documentação dos objetos da Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, este artigo objetiva discutir e propor alternativas de classificação de uma peça de vestuário de autoria da marca brasileira ‘André Lima’. Ao misturar as estruturas de vestuário aberto (próprio das saias e vestidos) e fechado (próprio de calças, bermudas, calcinhas etc.), tal objeto desestabiliza uma lógica classificatória que pressupõe categorias e nomenclaturas estáveis para cada item pertencente a uma coleção. Como identificá-lo em termos museológicos? Para pensar essa questão, buscamos, primeiramente, relacionar os principais aspectos que envolvem a documentação museológica de objetos de vestuário. Em um segundo momento, apresentamos os processos de documentação dessa tipologia de objeto na Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Por fim, desenvolvemos uma análise da peça a partir do método interpretativo de objetos de moda concebido por Mida e Kim (2015). Mais do que atender a uma demanda interna da coleção em questão, o estudo desse objeto reflete particularidades da gestão de acervos de moda no Brasil, além de apontar chaves de compreensão do pensamento criativo do estilista André Lima e da moda contemporânea brasileira.


Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS; SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Normalização: Caminho da qualidade na confecção. Rio de Janeiro: ABNT; SEBRAE, 2012. Disponível em . Acesso em 23 de junho de 2019.

BICKLEY, Anthea. Documentation. In: ICOM COSTUME COMITEE (org.). Clothes tell stories: working with costumes in museums, 2013. Disponível em: . Acesso em 20 de junho de 2017.

CABRAL, Marcela G.; SANTOS, Sammya D. P. Moda, patrimônio e curadoria de acervos museológicos: uma perspectiva da Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte. In: Anais do 6º Seminário Moda documenta e 3º Congresso Internacional de Memória, Design e Moda. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

CALLAN, Georgina O’Hara. Enciclopédia da moda de 1840 à década de 1990. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CÂNDIDO, Maria Inez. Documentação Museológica. In: Caderno de diretrizes museológicas 1. Brasília: Ministério da Cultura / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Departamento de Museus e Centros Culturais, Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura/ Superintendência de Museus, 2006. 2º Edição. p.31-90.

CATELLANI, Regina M. Moda Ilustrada de A Z. Barueri, SP: Manole, 2003.

COFFEY-WEBB, Louise. Managing Costume Collections: an essential primer. Texas Tech University Press, 2016.

DELGADO, Valéria. Senai Cenário: Praia. Rio de Janeiro: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Sistema FIRJAN, 2016.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François (editores). Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

DIAS, Susanne P. Documentação museológica de moda contemporânea: catalogação de roupas desobedientes de André Lima na Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia, 2018.

FERREZ, H. D.; BIANCHINI, M. H. S. Thesaurus para acervos museológicos. Rio de Janeiro: MINC/ SPHAN/PróMemória, 1987. (v.1; v.2)

FERREZ, Helena D. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. In: Cadernos de Ensaio n. 2, Estudos de Museologia, Rio de Janeiro: MinC / IPHAN, p. 64-74, 1994.

HAYE, Amy de la; MENDES, Valerie. 20th century fashion. London: Thames & Hudson, 1999.

ICOM COSTUME. Diretrizes do Comitê de Indumentária – ICOM. Versão em português. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro / Instituto Zuzu Angel. Sem data. 8p. Disponível em . Acesso em 21 de julho de 2019.

ICOMCOSTUME; BENARUSH, Michelle. Termos básicos para a catalogação de vestuário. Tradução de Michelle Benarush. Rio de janeiro: Casa da Marquesa de Santos – Museu da Moda Brasileira, 2014.

MACKENZIE, Mairi. Ismos: para entender a moda. São Paulo: Globo, 2010.

MANESCHY, Orlando. Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, desafios, processos e subversões para um campo alargado e decolonialista. In: Anais do 3º Seminário Brasileiro de Museologia. Belém: Universidade Federal do Pará, 2017.

MIDA, Ingrid; KIM, Alexandra. The dress detective: a practical guide to object-based research in fashion. London/New York: Bloomsbury Publishing Plc, 2015.

PADILHA, Renata C. Documentação museológica e gestão de acervo. Florianópolis: FCC, 2014.

QUEIROZ, João R.; BOTELHO, Reinaldo (orgs.). André Lima (Coleção Moda Brasileira). São Paulo: Cosac Naify,2008.

SANTOS, Sammya D. P. D. Documentação de acervos museológicos: um estudo de caso do acervo de vestuário do estilista André Lima na Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Trabalho de conclusão de curso – Universidade Federal do Pará, Bacharelado em Museologia, 2017.

SEIVEWRIGHT, Simon. Fundamentos do design de moda: pesquisa e design. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

SOUZA, Yorrana P. M. Da roupa ao processo: reflexões sobre o acervo do estilista paraense André Lima. Congresso Internacional de História, 7., 2015, Maringá. In: Anais do VII Congresso Internacional de História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2015. P.2071-2083. Disponível em . Acesso em 25 maio de 2019.

SOUZA, Yorrana P. M. Cartografia de si: territórios particulares e compartilhados do processo de criação do estilista André Lima. Dissertação – Universidade da Amazônia, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, 2013.

TERMINOLOGY. International Comittee for Museums and Collections of Costume, [20??]. Disponível em: . Acesso em 21 de junho de 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630332019080

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Susanne Pinheiro Dias, José Mariano Klautau de Araújo Filho

Indexadores, diretórios e bases de dados

      

Endereço: Lab. Moda e Sociedade - sala 51 | Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001. 

Email: modaesociedade@gmail.com

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Esta revista é um projeto interinstitucional entre os programas de pós graduação em artes, design e consumo da PPGAV/UDESC, ICA/UFC, PPGD/UFPE e PGCDS/UFRPE, com apoio da Diretoria de Ensino da Abepem.