A moda e o vestuário como objetos de estudo na História

Paulo Debom

Resumo


O objeto moda não ocupava uma posição de destaque na produção acadêmica na área de História. Em geral, era visto como um assunto conectado ao fútil e ao frívolo, por isso era relegado a um segundo plano. A maior parte das publicações científicas tinham por origem as áreas de comunicação, design, sociologia, antropologia, psicologia, artes, entre outras. Embora o número de historiadores que se dedicam ao vestuário e às aparências ainda seja pequeno, esse cenário sofreu significativas alterações nas últimas duas décadas. Esse texto tem por objetivos: pensar sobre a importância da Moda para os estudos históricos; destacar a relevância dos estudos de Roland Barthes, Fernand Braudel, Daniel Roche, Gilda de Mello e Souza para a construção desse campo do conhecimento e apontar o espaço que essa área de estudo preencheu tanto no mercado editorial quanto nos simpósios realizados em eventos acadêmicos.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. Inéditos 3: Imagem e Moda. São Paulo: editora Martins Fontes, 2005.

______. Sistema da Moda. São Paulo: editora Martins Fontes, 2008.

______. Elementos de Semiologia. São Paulo: editora Cultrix, 2006.

______. Mitologias. Rio de Janeiro: editora Difel, 2010.

BRAUDEL, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo- Séculos XV-XVIII: As Estruturas do Cotidiano. Volume 1. São Paulo: editora Martins Fontes, 2005.

ROCHE, Daniel. História das Coisas Banais: nascimento do consumo (séc. XVII-XIX). Rio de Janeiro:editora Rocco, 2000.

______. A Cultura das Aparências: Uma História da Indumentária (séculos XVII-XVIII). São Paulo: editora SENAC, 2007.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda: novas pretensões, novas distinções – Rio de Janeiro – Século XIX. Brasília: UNB editora, 2002.

SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Cultura e sociedade no Rio de Janeiro (1808-1821). Rio de Janeiro: editora Nacional, 1978.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo: Companhia das letras, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.5965/25944630332019013

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Paulo Debom

Indexadores, diretórios e bases de dados

      

Endereço: Lab. Moda e Sociedade - sala 51 | Av. Madre Benvenuta, 1907 - Itacorubi - Florianópolis - SC - CEP: 88035-001. 

Email: modaesociedade@gmail.com

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


Esta revista é um projeto interinstitucional entre os programas de pós graduação em artes, design e consumo da PPGAV/UDESC, ICA/UFC, PPGD/UFPE e PGCDS/UFRPE, com apoio da Diretoria de Ensino da Abepem.