Graduação e Pós-Graduação em Design na Paraíba

Wellington Gomes de Medeiros

Resumo


Este artigo apresenta breve relato dos fatores que possibilitaram a criação do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Design na Universidade Federal de Campina Grande. Inicialmente caracterizado como eminentemente voltado para o Design de produtos e localizado em um Centro de Ciências e Tecnologia, o Curso de Design evoluiu para uma abordagem multidisciplinar e generalista, com possibilidade de desenvolvimento de produtos em diversas áreas. A formação do corpo docente é em Design, favorecendo o foco na área resultando na reconhecida excepcional qualidade dos egressos. No ano de 2018, o Curso de Design fará quarenta anos, sendo um dos mais antigos do Brasil. O Programa de Pós-Graduação em Design emergiu em um contexto também de multidisciplinaridade, e é formado por professores de diversas áreas, como Design, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Educação, e Sistemas e Computação. Atualmente, o PPGDesign/UFCG oferece o Curso de Mestrado em Design.


Texto completo:

PDF port PDF (English)

Referências


BONSIEPE, Gui et al. Metodologia Experimental: Desenho Industrial. Brasília: CNPq, 1984.

IGC - Índice geral de cursos avaliados da instituição. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc- Acesso em: 05 set. 2017, 16:00.

LEON, Ethel. Canasvieiras: Um Laboratório para o Design Brasileiro. Florianópolis: UDESC, 2014.

PPCDESIGN/UFCG. Projeto Pedagógico do Curso de Design da UFCG. Campina Grande: UAD/UFCG, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Esta revista é um projeto interinstitucional entre os programas de pós graduação em artes, design e consumo da PPGAV/UDESC, ICA/UFC, PPGD/UFPE e PGCDS/UFRPE, com apoio da Diretoria de Ensino da Abepem.