A Compreensão da Relação entre Design e Moda por Professores e Estudantes dos Cursos de Design da UNIVALI

Graziela Morelli

Resumo


O ensino sobre a moda e a própria definição de moda são temas recorrentes por estarem em evidência, mas passaram a ser objeto de discussão apenas mais recentemente. Sendo evidenciado não apenas como produto, mas como um fenômeno próprio da sociedade moderna capitalista, o objetivo deste trabalho foi procurar compreender de que forma o público diretamente envolvido nos estudos sobre a moda associa e relaciona a moda na sua definição com o design. O público envolvido na amostra da pesquisa configurou-se a partir do corpo docente e discente dos cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí. A metodologia da pesquisa envolveu instrumentos de pesquisa de campo para a coleta de dados qualitativa envolvendo os estudantes e professores dos cursos de Design. Como resultados alcançados estão a identificação, a partir do público entrevistado frente aos termos e estudos publicados, sobre quais as características que definem a moda e suas relações com o design, seu conhecimento parcial sobre o tema e a indefinição clara do tema por professores que não possuem formação na área.


Texto completo:

PDF port PDF (English)

Referências


ABIT. Perfil do setor. Disponível em: Acesso em: 19 fev. 2017.

AVELAR, Suzana. Moda: globalização e novas tecnologias. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

BORGES, Marcia de Souza e LIMA, Rita de Cássia. Representações sociais de alunos e professores do curso de Design de Moda sobre a moda. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (Org.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Abepem: Estação das Letras e Cores, 2015.

CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2004.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

MEC. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Disponível em: .Acesso em 18 fev.2017.

MOURA, Monica e LAGO, Lilian. Ensino e pesquisa científica no design e na moda: caminhos que se cruzam e se realimentam. In: MATTOS, Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de (Org.). Pesquisa e formação em Moda. São Paulo: Abepem: Estação das Letras e Cores, 2015.

MORELLI, Graziela. Do empréstimo a não posse: o mito na sociedade de moda contemporânea e novas perspectivas de consumo de produtos e serviços. Palhoça: UNISUL, 2014 (tese).

O’HARA, Georgina. Enciclopédia da Moda. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

PIRES, Doroteia. Design de moda: olhares diversos. Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2008.

RAINHO, Maria do Carmo Teixeira. A cidade e a moda. Brasília: UnB, 2002.

SEBRAE. Conheça as associações e as entidades da moda no Brasil. Disponível em: . Acesso em 20 fev. 2017

SOUZA, Gilda de Mello e. O espirito das roupas. São Paulo: Cia das letras, 1987.

SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Esta revista é um projeto interinstitucional entre os programas de pós graduação em artes, design e consumo da PPGAV/UDESC, ICA/UFC, PPGD/UFPE e PGCDS/UFRPE, com apoio da Diretoria de Ensino da Abepem.