Fragmentos e aporias da paixão em pesquisa: do amor latente Ao desejo potente

Autores

  • Carolina Ramos Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elaien Schmidlin Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267312017058

Palavras-chave:

pesquisa, cartografia, paixão, amor, experência

Resumo

Este artigo trata de articulações entre a paixão cega e o amor diante de um percurso de pesquisa em quatro instituições culturais, a partir do conceito de cartografia como abordagem metodológica. A escrita é tramada na busca pelo problema da pesquisa, em forma de fragmentos e aporias, que relatam o mergulho na experiência, agenciando pesquisador e objeto de pesquisa em um mesmo plano de composição. Nesse desenho cartográfico, o desejo de pesquisar vincula-se a necessidade de escrever por um viés outro, criando um universo para um deleite enamorado, que afirma o discurso amoroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Ramos Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGAV – UDESC), na linha de Ensino das Artes Visuais, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Elaine Schmidlin; Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq; Pós-graduada em Mídias da Educação pela UAB-IFSC, 2014; Licenciada em Artes Visuais pela UDESC - CEART, 2013; Atualmente exerce a função de Arte Educadora na Fundação Cultural Badesc, localizada na cidade de Florianópolis, SC.

Elaien Schmidlin, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) e no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutora em Educação, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2013; Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq.

Referências

ALVES-MAZZOTI in Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.

ARAÚJO, Rodrigo da Costa. Semiologia Do Amor: notas para uma leitura de “Fragmentos do Discurso Amoroso”, de Roland Barthes. 2008. Artigo Completo do XII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xiicnlf/>. Acesso em: 20 de maio de 2016.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. 14. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1998.

BENJAMIN, Walter; BOLLE, Willi; TIEDEMANN, Rolf. Passagens. Belo Horizonte: Ed. da UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

BORGES, Jorge Luis. O aleph (1949). São Paulo: Companhia das Letras, 2008. 156 p.

CARROLL, Lewis. Alice: aventuras de Alice no país das maravilhas & através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2010.

DURAS, Marguerite. Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. 5. ed. Campinas (SP): Papirus, 1991.

DE MARTINO, Marlen Batista; CAMPOS, Cynthia Machado. Do vazio ao labirinto: o espaço e a arte contemporânea: uma história das sensibilidades e percepções sobre o espaço através da arte contemporânea. 2004 116 p. Dissertação (Mestrado), UFSC, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.

FREITAS in BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2006.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. 2ª Edição. – São Paulo: Intermeios, 2012.

PASSOS E BARROS in PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2014.

PORTUGUÊS, Dicionário Online de (Ed.). Mediação: Significado de Mediação. 2016. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/mediacao/>. Acesso em: 22 abr. 2016.

ROSA. Guimarães. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Ed Nova Fronteira, 1988.

Downloads

Publicado

2017-04-10

Como Citar

NUNES, Carolina Ramos; SCHMIDLIN, Elaien. Fragmentos e aporias da paixão em pesquisa: do amor latente Ao desejo potente. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 1, 2017. DOI: 10.5965/24471267312017058. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9029. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)