Água de moinho: práticas transformadoras em arte e pesquisa, modos de estar com o outro em trocas intensas, de ser fluxo

Autores

  • Fátima Branquinho Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente da UERJ
  • Fátima Kazam Instituto de Química da UERJ
  • Isabela Frade Instituto de Artes da UERJ
  • Daniele Alves PPGARTES/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267212016246

Palavras-chave:

Arte , Ciência, Vida, Educação, Hierarquia de saberes

Resumo

Esse artigo indica a possibilidade de realizarmos experiências transformadoras de educação ambiental, ciência e arte na formação de educadores e pesquisadores a partir da produção de conhecimento sobre a realidade. Trata-se de contribuir para pensarmos uma complexa rede que se estabelece em nossos espaços-lugares de ação educativa entre atores - estado, academia, indústria, instituições não governamentais, comunidades, lideranças locais e os sujeitos coletivos - que produzem simultaneamente a vida e o conhecimento sobre a vida. A compreensão dessa trama implica experiências alternadas de realização de atividades nas comunidades da região carioca entre Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)e Mangueira. Misturando comunidade e universidade experienciamos um movimento de desierarquização do conhecimento e a conjunção das sensibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Branquinho, Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente da UERJ

Graduada em Licenciatura em Biologia/Uerj, com Mestrado em Educação/IESAE- FGV e Doutorado em Ciências Sociais/Unicamp. É Profa Associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente da Uerj. Coordena projetos de extensão e de pesquisa com apoio FAPERJ/Cientista do Nosso Estado.    

Fátima Kazam, Instituto de Química da UERJ

Graduada em Licenciatura em Química e Engenharia Química, com Mestrado em Tecnologia de Processos Bioquímicos e Doutorado em Ciências do Meio Ambiente. É Profa Adjunta do Instituto de Química da UERJ atuando nos seguintes temas: educação em ciências, educação ambiental, formação de professores. Pós- Doutoranda do PROPED/UERJ.

Isabela Frade, Instituto de Artes da UERJ

artista e educadora, professora associada do Instituto de Artes da UERJ. Líder do GP-CNPQ Observatório de Comunicação Estética e coordenadora do projeto Terra Doce; tem pesquisado arte pública, espaços relacionais e formas de saberes comunais. É PROCIENTISTA FAPERJ.

Daniele Alves, PPGARTES/UERJ)

Arte educadora e museóloga. Doutoranda em artes do PPGARTES/UERJ, membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Comunicação Estética. Bolsista FAPERJ.

Referências

ALVES, Nilda. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: Garcia, RL, organizadora. Diálogos cotidianos. Petrópolis/RJ: DP et Alii/FAPERJ; 2010. p.67-82.

ALVES, Daniele. ROCHA, Luisa. Jardins Históricos da Chácara da Hera: Um espaço de relações e experiências. In: 3º Colóquio Ibero-Americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto. Belo Horizonte, 2014. Disponível em <http://www.forumpatrimonio.com.br/paisagem2014/artigos/pdf/184.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

AUGÉ, Marc. O Antropólogo e o mundo global. Petrópolis, Editora Vozes, 2014.

BARROS, M. Memórias Inventadas: a Infância. São Paulo: Planeta, 2003.BARROS, M. Livro sobre nada. Rio de Janeiro: Record, 1996.

BERJMAN, Sonia. De los jardines históricos a los paisajes culturales: la labor de ICOMOS. In: SIMPÓSIO ARQUEOLOGIA NA PAISAGEM: UM OLHAR SOBRE OS JARDINS HISTÓRICOS, 2, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos... Rio de Janeiro: EBA/UFRJ, 2011. Disponível em:<http://www.eba.ufrj.br/historiadopaisagismo/images/arquivos/arqueologia_na_paisagem_2011.pdf>. Acesso em: 12 nov. 2013.

BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra. São Paulo, Perspectiva, 2014.

BRANQUINHO, F.T.B. O poder das ervas nos saberes popular e científico. Rio de Janeiro: MAUAD X; 2007.

BRANQUINHO, F.T.B., LACERDA, F.K.D., COSTA, R.P.N. Fazendo pesquisas sobre ceramistas fluminenses e pensando a educação para a democracia do ponto de vista de teoria ator-rede. In: Anais do VII Seminário Internacional –As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade, Rio de Janeiro, 2013.

BOFF, Leonardo. Opção Terra: a solução para Terra não cai do céu. Rio de Janeiro: Record, 2009.

CALLON, M. Agir dans um monde incertain, recherche confinee et recherche de plein air; 2003.

CAPRA, F. A Botânica de Leonardo da Vinci: um ensaio sobre as ciências das qualidades. São Paulo: Cultrix, 2011.

CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

CONDURU, R. Nego Esculturas da terra. Ministério da Cultura. Fundação Nacional de Arte. Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. 1998.

DANOWSKY, Débora e VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há um mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis, Instituto Socioambiental, 2015.

DERRIDA, Jacques. Posições. Belo Horizonte, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos Vaga-lumes. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2014.DOURADO, Guilherme Mazza. A Belle Époque dos Jardins. São Paulo, SENAC, 2011.CURY, Isabelle (Org.). Cartas Patrimoniais. Brasília: IPHAN, 2000.

FRADE, Isabela. Arte Ambiental: Formas Relacionais na Modelagem dos Lugares. Revista Palíndromo, v. 4, n. 8, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3452>.Acesso em: 30 nov. 2015.

FRADE, Isabela. O CÍRCULO -Ativando a produção plástica feminina na Via UERJ/Mangueira. In ANAIS IXX ANPAP. Cachoeira, UFCA, 2010.

GROYS, Boris. Art Power. Cambridge, The MIT Press, 2008.

HARAWAY, D.J. The companion species manifesto: dogs, people and significant otherness. Chicago: III Bristol Paradigm, University Presses Marketing; 2003.

HARLAN, Volker. A Planta como arquétipo da Teoria da Plasticidade. in Beuys, Joseph. A Revolução somos nós. São Paulo, SESC, 2010.

LATOUR, B. Reagregando osocial: uma contribuição à teoria ator-rede. Salvador: Edufba; 2012.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34; 1994.

LEVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas, SP: Papirus, 1989.

MATURANA, Humberto e VERDEN-ZOLLER, Gerda. Amar e Brincar –Fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Atenas, 2009.

MOL, A. The body multiple: ontology in medical practice. Duham and London: Duke University Press; 2005.

NOGUEIRA, M.A.L. Almanaque: toda oficina da vida. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife; 2008.

PANZINI, Franco. Projetar a natureza. São Paulo, SENAC, 2013.

SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras; 2000.

STENGERS, Isabelle. Une autre science est possible!Empêcheurs de penser en rond/La Découverte, 2013.

MOL, A. The body multiple: ontology in medical practice. Duham andLondon: Duke University Press; 2005.

NOGUEIRA, M.A.L. Almanaque: toda oficina da vida. Recife: Fundação deCultura da Cidade do Recife; 2008.

PANZINI, Franco. Projetar a natureza. São Paulo, SENAC, 2013.

SARAMAGO, J. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras; 2000.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Como Citar

BRANQUINHO, Fátima; KAZAM, Fátima; FRADE, Isabela; ALVES, Daniele. Água de moinho: práticas transformadoras em arte e pesquisa, modos de estar com o outro em trocas intensas, de ser fluxo. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2022. DOI: 10.5965/24471267212016246. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/7478. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática