O ensino e a produção da fotografia artística: o caso do curso FIC de extensão do IFPB

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega

Resumo


O presente artigo trata do ensino e da produção da fotografia artística no estado da Paraíba. Tendo como recorte o curso FIC de extensão em fotografia artística do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Tal aperfeiçoamento é ofertado de forma gratuita, propiciando a acessibilidade de um público diversificado. A metodologia utilizada foi de um estudo de caso com uma pesquisa participante. O texto explana acerca do tempo atual, sem perder de vista a historicidade do ensino, aprendizagem e fluidez da arte contemporânea paraibana, com enfoque no ensino e na produção da fotografia artística.

 

PALAVRAS-CHAVE: fotografia artística; artes visuais; cursos de extensão; ensino de fotografia.



Texto completo:

PDF

Referências


ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.

BARBOSA, Ana Mae (Org.). Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BAZIN, André. O cinema ensaios. São Paulo: Editora Brasilienese, 1991.

BOURDIEU, Pierre e BOURDIEU, Marie-Claire. O Camponês e a Fotografia. Curitiba: Revista Sociologia e Política, 2006.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.

BRITES, Blanca; TESSLER, Élida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes visuais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Tradução Maria Silva Mourão Netto, Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.

_______, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora Senac, 2000.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011.

NASCIMENTO, Erinaldo Alves do. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.) Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.p. 209-226.




DOI: https://doi.org/10.5965/24471267612020027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

       

 

revistaapotheke@gmail.com

 

  

A Revista Palíndromo está disponível sob a Licença
Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.