Como vai a Arte na Educação Infantil?

Susana Rangel Vieira da Cunha

Resumo


RESUMO: Este artigo tem como foco das discussões as ações pedagógicas naturalizadas emartesvisuais desenvolvidas nasinstituições deEducação Infantil no Brasil. Os exemplos,reflexões eanálisessão decorrentes das experiências docentes da autora no curso de Pedagogia da UFRGS epesquisas desenvolvidasemEscolas Municipais Infantis dePorto Alegrecom professoras e crianças ao longo de 15 anos.Paraalém detraçarum panorama daspedagogiasemarte nocontexto daeducaçãoinfantil, procura-seentender eproblematizar asconcepções de criança, arte e educaçãoque norteiamtaispráticas pedagógicas nasinstituiçõesque educamcriançaspequenas.

PALAVRAS-CHAVE: arte; educação infantil; pedagogias em arte; experiência docente.


Texto completo:

PDF

Referências


CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano:1: Artes do Fazer. Petropólis: RJ. Vozes, 1994.

BORGES, Camila ; CUNHA, VIEIRA da. Susana R. . E se eu juntar este com aquele?! A pesquisa com crianças e os encontros com a arte contemporânea. Revista Textura. Canoas: ULBRA v. 16, p. 88-101, 2014.

DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura Visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Artes Médica Sul, 2000.

KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

VIEIRA DA CUNHA, Susana (org). Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Cadernos de Educação Infantil n 8. Porto Alegre. Ed. Mediação, 1999

_____________ Transformações nos saberes sobre arte e seu ensino. Revista Projeto, Porto Alegre: Artes Plásticas, v.3,n.5, 2001

_____________Como vai a Arte na Educação Infantil?. Revista de Educação Presente! CEAP Salvador: v. 56, p. 4-12, 2007.

_____________ EntreVan Goghs, Monets e Mônicas: a infância educada através das imagens. Ciências & Letras, Porto Alegre: v. 43, p. 107-124, 2008.

_____________. As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual. Revista Zero-a-Seis, UFSC, Florianópolis: v. 1, p. 26-42, 2009.

____________ ConversACCIONES: Niños y materiales expresivos. In: Arianna Fasanello. (Org.). Cultura Visual, Investigación y Educación Artística. 1ed. Montevidéu: Editora da UDELAR, 2014, v. 1, p. 39-46.




DOI: https://doi.org/10.5965/24471267532019010

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

       

 

revistaapotheke@gmail.com

 

  

A Revista Palíndromo está disponível sob a Licença
Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.