Perguntas, anotações [sob exercícios de escrita e escuta]

Maria Raquel da Silva Stolf

Resumo


O presente texto foi escrito sob o efeito de propostas de exercícios de escrita e escuta, e a partir da reverberação de apontamentos e reflexões ocorridas durante e após a oficina Laboratório Imersivo - Projeto TUBO DE ENSAIO, por mim conduzida em parceria com Andrea Bardawil, no SESC-Cacupé, em Florianópolis, em 2015. A oficina integrou as atividades do Projeto TUBO DE ENSAIO - Composição [Interseções + Intervenções], coordenado por Sandra Meyer, Jussara Xavier e Vera Torres. Deste modo, este texto desdobra reflexões de um texto homônimo, publicado no livro Tubo de ensaio: composição [Interseções + Intervenções] (2016), investigando algumas de suas perguntas e indicando outras reverberações de experiências, as quais atravessam meus processos enquanto artista, professora e pesquisadora. As anotações propõem diálogos com George Brecht, Yoko Ono, John Cage, Jorge Larrosa, Thierry Davila, Maurice Blanchot, David Le Breton, entre outros autores.

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. O neutro: anotações de aula e seminários ministrados no Colllège de France, 1977-1978. (apresentação por Thomas Clerc). São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BLANCHOT, Maurice. A Conversa Infinita: a palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.

__. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BRECHT, George. Eventos (notas reunidas), 1961. In: O que é Fluxus? O que não é! O porquê. Rio de Janeiro, Brasília: Centro Cultural Banco do Brasil, Detroit: The Gilbert & Lila Silverman Fluxus Collection Foundation, 2002.

BOSSEUR, Dominique; BOSSEUR, Jean-Yves. Revoluções musicais: a música contemporânea depois de 1945. Lisboa: Editorial Caminho, 1990.

CAGE, John. John Cage: Dois toques para o Brasil (entrevista). In: Código 3. Salvador, agosto 1978.

DAVILA, Thierry. Marcher, Créer: Déplacements, flâneries, derives dans lárt de fin du XXe siècle. Paris: Éditions du Regard, 2002.

GOLDSMITH, Kenneth. Fidget. Toronto: Coach House Books, 2010.

GOLDSMITH, Kenneth apud PERLOFF, Marjorie. “VOCABEL SCRIPTSIGNS”: Differential Poetics in Kenneth Goldsmith's Fidget . In: GOLDSMITH, Kenneth. Fidget. Toronto: Coach House Books, 2010.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre a experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LE BRETON, David. Do Silêncio. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.

NANCY, Jean-Luc. À escuta. Belo Horizonte: Edições Chão da Feira, 2014.

ONO, Yoko. Grapefruit: A Book of Instruction and Drawings. New York: Simon & Schuster, 2000.

__. (Entrevista). In: OBRIST, Hans Ulrich. Entrevistas: volume 1. Rio de Janeiro, Belo Horizonte: Cobogó, Inhotim, 2009, p. 31-52.

SCHWITTERS, Kurt. Beingrenzen. In: CAMPOS, Augusto de. Irmãos germanos. Florianópolis: Editora Nôa Nôa, 1992, s/p.

SICHEL, Berta; FRANK, Peter (orgs.). Fluxus y Fluxfilms: 1962-2002. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2002.

STOLF, Maria Raquel da Silva. Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras]. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. (com CD de áudio).

__. Perguntas, anotações [sob exercícios de escrita e escuta] In: MEYER, Sandra; XAVIER, Jussara; TORRES, Vera (orgs.). Tubo de ensaio: composição [Interseções + Intervenções]. Florianópolis: Instituto Meyer Filho, 2016, v.1, p. 21-30.




DOI: https://doi.org/10.5965/24471267512019114

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

       

 

revistaapotheke@gmail.com

 

  

A Revista Palíndromo está disponível sob a Licença
Creative Commons - Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.