Possibilidades e descobertas sobre os materiais pictóricos: uma análise sobre os processos de criação de Assunção Gonçalves

Ana Claudia Lopes de Assunção

Resumo


Este texto trata das descobertas e possibilidades dos materiais pictóricos a partir da análise dos processos de criação de Assunção Gonçalves, artista e professora da cidade de Juazeiro do Norte/CE. O objetivo deste estudo é democratizar o ensino de pintura na descoberta por novos materiais e técnicas pictóricas acessíveis a todos e, instigar aos estudantes de Artes Visuais a pesquisa por materiais e técnicas pictóricas na região em que atuam. O processo da pesquisa ainda está em andamento, os resultados dos experimentos vivenciados até o momento promoveram um despertar para o meu processo de produção pictórica na descoberta do uso de novos materiais e técnicas, tais como, o uso do corante extraído do papel de seda, de seus efeitos óticos e combinações de cores na pintura e, a transferência de imagens fotográficas de Assunção Gonçalves nos seus afazeres cotidiano, para a tela de pintura. O desdobramento desses resultados será trabalhado nas aulas do ateliê de pintura com os alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da URCA, a qual ministro e, posteriormente este estudo será ampliado no Grupo de Pesquisa em processos de criação, que será implantado no Departamento de Artes Visuais como continuidade das pesquisas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5965/24471267412018049

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

 

 

 

revistaapotheke@gmail.com