DEVANEIOS POÉTICOS NA TRAVESSIA DOCENTE

Fábio Wosniak

Resumo


Resumo

Neste ensaio visual, apresento parte da minha pesquisa de doutoramento desenvolvida no PPGAV/UDESC (2015-2019) sobre formação estética docente. O objetivo desta proposta de formação foi, primeiro, desenvolver a partir de fundamentos filosóficos da arte como experiência, uma prática-estético-artística no percurso formativo de estudantes de Licenciaturas e professores. O projeto desta formação – intitulada Uróboro -  pode ser apreendida como uma proposta, situada em uma perspectiva teórica e metodológica cujo exercício constante é inquirir sobre as aprendizagens nascentes dos encontros desses profissionais e estudantes com as experiências estéticas no campo das Artes Visuais, como também no encontro destes com obras de Artes, ou ainda, no encontro com suas próprias produções estético-artísticas. Refletindo sobre as experiências educativas vindouras desse percurso é que se anunciará novas maneiras de habitar e experimentar a docência, o mundo, os conhecimentos.

 

Palavras-chave: Formação estética docente. Arte como experiência. Experiência estética. Colagem.

 


Texto completo:

PDF

Referências


http://lattes.cnpq.br/6525393533253057

Doutorando em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Mestre em Artes Visuais - PPGAV/UDESC, Pedagogo habilitação em S.I. e E. I /2006 e S.E./2012 FAED/UDESC.




DOI: https://doi.org/10.5965/24471267332017078

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina.

ISSN: 2447-1267

Revista Apotheke é B4 em Artes no Qualis CAPES

 

 

 

revistaapotheke@gmail.com