Arte e Cultura Visual

2018-03-03

Inúmeros têm sido os movimentos, bem como as tentativas de mapear os estudos e pesquisas derivadas da dupla articulação entre o campo da Arte e o recente campo da Cultura Visual.

Pesquisadores de diferentes partes do país e do mundo vêm se dedicando tanto em construir teoricamente o campo da Cultura Visual, como também em experimentá-lo, isto é, colocá-lo para operar nas mais diversas frentes da produção do conhecimento, seja na esfera dos Programas de Pós Graduação, seja no cotidiano das práticas escolares. Isso, porque entendem a pertinência desta trama teórica como potência não só para compreendermos o mundo complexo das imagens que nos cercam, mas também como um meio de produzi-las e agenciá-las às múltiplas realidades e modos de vivê-las.

Neste sentido, o tema Arte e Cultura Visual busca trazer à luz algumas contribuições advindas de pesquisadores de diferentes lugares que, por sua vez, com suas reflexões sobre e a partir dos estudos de Cultura Visual, possam aportar outras possibilidades de conhecer e experienciar as possíveis relações entre Arte, Pesquisa e Educação das Artes Visuais na contemporaneidade.